Exposição “Um Toque de Esperança” é aberta na Câmara
A mostra celebra a trajetória de mulheres que venceram o câncer de mama
Foto: Augusto Schiosi / Amanda Vedovello / CMI
Foi aberta, na noite da última quinta-feira (10), a 4ª edição da exposição “Um Toque de Esperança” na Câmara Municipal. A mostra, que faz parte da campanha do Outubro Rosa 2024, reúne fotografias de dez mulheres que venceram a luta contra o câncer de mama, capturadas pelo olhar sensível da fotógrafa Elza Carrara. A iniciativa é fruto da parceria entre a Câmara e a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba.
A abertura da exposição foi realizada com uma Sessão Solene no Plenário Vereador Abílio Monte, onde as modelos que participaram desta edição foram homenageadas. Estiveram presentes no evento o presidente da Casa, David Bueno; os vereadores Leila Bedani, Luciana Bernardo e Washington Bortolossi; a presidente da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, Nice Segatto Penteado e demais voluntárias. Da Prefeitura, comparecem o prefeito Thomás Capeletto; a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Barbara Zaratini Capeletto de Oliveira; e os secretários municipais Renan Dias Irabi (Saúde), Luis Soares de Camargo (Cultura e Turismo), Jackeline Boava (Governo), Mari Carla Giro (Assuntos Institucionais) e Eduardo Aoun (Desenvolvimento Econômico e Habitação).
Para a 4ª edição da exposição “Um Toque de Esperança”, posaram as modelos: Ana Cecília Rossi Gava, Andréa Genuíno Amaral, Elian Santana Barbosa, Luciene Ferreira Merguizo, Patricia Chayenne Almeida de Lima, Raquel Vendramin Cecon, Rosilene Knebel, Samanta Roberta Simões, Talita Toledo Frederico e Zenailde Ferreira Lima.
Conscientização e homenagens
Durante a sessão, as autoridades reforçaram a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama. “Quanto mais precoce for o diagnóstico, maior é a chance de cura”, explicou o secretário municipal de saúde, Renan Dias Irabi, que reforçou as iniciativas do Município para o combate à doença. “Nos últimos anos, temos aumentado a quantidade de exames ofertados. Além disso, hoje temos, em Itatiba, o Centro de Oncologia, que é uma referência para todas as cidades da região”, destacou Renan.
O prefeito Thomás Capeletto ressaltou a força e a resiliência das mulheres que lutam contra a doença. “É preciso muita coragem para enfrentar. Por isso, essas mulheres merecem nosso total reconhecimento. Suas histórias precisam ser contadas, replicadas e valorizadas”, discursou.
O presidente da Câmara, David Bueno, também fez uso da palavra para se dirigir às homenageadas da noite. “Vocês são referências para todas as mulheres de Itatiba, pela força que demonstram no enfrentamento dessa batalha”, declarou.
Superação
A cerimônia contou, ainda, com o relato de Talita Toledo Frederico, uma das modelos da exposição. Talita contou sobre sua luta contra o câncer de mama, que descobriu aos 39 anos. “Eu amamentei minha filha até os dois anos de idade e, depois que parei de amamentar, comecei a sentir um nódulo na mama esquerda. Como é normal haver a formação de nódulos quando paramos de amamentar, demorei a procurar um médico”, explicou a nutricionista, que hoje está com 40 anos.
Talita contou que, ao perceber que o nódulo não desaparecia com o tempo, procurou um médico ginecologista, que solicitou um exame de mamografia e ultrassonografia das mamas. Os exames confirmaram a existência de um tumor. “Parecia que o mundo tinha desabado”, relatou Talita, relembrando como se sentiu ao receber o diagnóstico. “Senti muito medo, pois minha mãe faleceu por conta de um câncer de mama”, contou.
Em seguida, Talita descreveu o tratamento que enfrentou, com oito sessões de quimioterapia; cirurgia de remoção e reconstrução da mama; e sessões de radioterapia.
Após uma longa jornada, Talita recebeu, nesta semana, a notícia que mais esperava. “Estou livre do câncer!”, comemorou.
A nutricionista terminou seu relato com uma mensagem às mulheres que estão enfrentando a doença: “Tenham muita força e não se deixem abalar! Lutem até o fim”, finalizou Talita.
Após o encerramento da cerimônia, a exposição fotográfica foi oficialmente aberta para visitação. A mostra pode ser conferida até o final de outubro no Espaço Vererador Campos Pupo – ‘Dito Pinhá’, da Câmara Municipal de Itatiba.
Sobre a campanha
O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização, criado em 1990, que busca alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha tem o propósito de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Ao longo do mês, diversas atividades e ações acontecerão pela cidade.