Exposição multimídia e imersiva revela a história da Itália através de um dos seus mais ricos patrimônios culturais
No ano que marca os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o MIS Experience e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo realizam a mostra “MOSAICO
Foto: Divulgação
No ano que celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil, o MIS Experience (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo apresentam a exposição “MOSAICO. Código itálico de uma arte atemporal”. A mostra, multimídia, imersiva e itinerante, conta a história da Itália através dos preciosos testemunhos de seu patrimônio cultural, e ficará em cartaz de 22 de junho a 18 de agosto no mezanino do MIS Experience.
“MOSAICO. Código itálico de uma arte atemporal” é uma viagem de 2 mil anos do norte ao sul da Itália, que une em um único grande relato Roma, Pompeia, Aquileia, Ravenna, Palermo, Monreale, Praça Armerina e a cidade submersa de Baia. Em um percurso experiencial e emocionante, a mostra revela a história, as representações, os materiais e os gestos que distinguem algumas das obras mais icônicas do universo do mosaico italiano.
Produzida pela Direção Geral para a Diplomacia Cultural do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI) e idealizada e realizada pela Magister Art, a exposição narra e exibe, fora do território italiano, alguns dos mais importantes tesouros do patrimônio nacional através de conteúdos audiovisuais inéditos, filmagens subaquáticas e outras feitas com drones, materiais de arquivo, animações gráficas e uma trilha sonora especialmente composta para a mostra.
O percurso expositivo é articulado em sete estações, em uma viagem que começa pela Coleção Farnesina do MAECI, com alguns dos mais importantes artistas italianos do século 20 e 21 que se confrontaram com o mosaico, deixando traços indeléveis de técnica e criatividade.
A primeira protagonista da exposição é Roma, cujo passado ganha vida através dos mosaicos guardados nos Museus Capitolinos e nas duas basílicas alto-medievais: Santos Cosme e Damião e Santa Praxedes. A história segue por uma das mais luxuosas moradias de Pompeia, a Casa do Fauno, entre os milhares de fragmentos que compõem o testemunho da Batalha de Isso. O mosaico de pavimento da Basílica de Aquileia muda de perspectiva entre as paredes da estação seguinte, em um entrelaçamento de narrativas icônicas e alegóricas do período imediatamente após o Édito de Constantino, que garantiu aos cristãos a liberdade de seguir a religião de sua escolha.
A terceira estação é dedicada a Ravenna, à dimensão espiritual, representada por uma luz refletida no ouro dos fragmentos, do Mausoléu de Galla Placidia, da Basílica de São Vital e de Sant'Apollinare in Classe. Ao mosaico da Sicília, são dedicadas duas estações: a época de Rogério II revive em um itinerário solene de seus lugares sagrados, do Duomo de Monreale à Capela Palatina e à Martorana. Os costumes, tradições e hábitos dos romanos são exibidos ao longo dos corredores e salas de um achado arqueológico de valor inestimável: a Villa Romana del Casale da Praça Armerina. Para a última estação, será necessário submergir figurativamente no Golfo de Nápoles: os mosaicos do Parque Arqueológico Subaquático de Baia podem ser vistos por quem mergulha para descobrir um porto, as ruas, os locais de veraneio da aristocracia romana e da família imperial até o século 3 d.C.
Entre sustentabilidade e inovação, a exposição viaja de país em país graças ao Magister ArtBox, uma solução de design de exposição desenvolvida para a gestão dos processos de montagem, instalação e desmontagem das exposições itinerantes, adaptáveis a espaços expositivos de diferentes naturezas e sem elementos de descarte.
A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, MIS Experience, Instituto Italiano de Cultura de São Paulo e Magister Art, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O MIS Experience tem patrocínio institucional da Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional da Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Telium. O apoio operacional é da Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Renaissance São Paulo Hotel, illycaffè e Sorvetes Los Los.
Sobre o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo
O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo é um órgão oficial do Governo Italiano. Foi fundado em 1950 e se dedica a promover a cultura e a língua italiana, além de enriquecer o panorama cultural em sua área de ação com iniciativas voltadas à cooperação ítalo-brasileira neste setor. Localizado em um histórico casarão no bairro de Higienópolis, o Instituto promove concertos, exposições, sessões de cinema, palestras e encontros, e possui uma biblioteca com mais de 23 mil títulos, a maioria em língua italiana, disponíveis para o público. O Instituto é também fonte de informações sobre o país, cursos de língua italiana ministrados na Itália e bolsas de estudo outorgadas pelo Governo Italiano.