Exposição ‘Cineclube: Histórias e Memórias’ é aberta na Câmara
A exposição ‘Cineclube: Histórias e Memórias’ estará aberta para visitação durante todo o mês de agosto
Foto: Augusto Schiosi/CMI
Na tarde de terça-feira, dia 12, aconteceu a abertura da exposição “Cineclube: Histórias e Memórias” de Alan Duarte, que apresenta uma vasta coleção de peças históricas do cinema brasileiro.
No Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba, a mostra reúne uma série de objetos, como um projetor Phatè Francês datado de 1910, cartazes, álbuns e fitas, entre muitas outras peças antigas e muito bem preservadas.
O evento contou com a presença dos vereadores Washington Bortolossi, Roberto Penteado e Igor Húngaro, além da imprensa local.
Washington, em seu discurso na abertura, enfatizou: “Quero agradecer ao Alan por nos agraciar com essa exposição, trazendo aqui muita história e cultura. Alan é uma figura já extremamente conhecida em nossa cidade, que preserva não só parte da história, mas principalmente a história do cinema da forma como vemos aqui; isso é um privilégio”, encerrou o vereador.
Para o artista, “é uma lavagem de alma muito grande poder fazer a exposição sobre o cinema. Só tenho gratidão a vocês aqui da Câmara por me proporcionarem esse espaço para expor”, disse Alan.
Sobre o Artista
Alan Duarte, um artista multifacetado de Itatiba, é cantor romântico, comunicador, restaurador de obras sacras e amante do cinema. Há 35 anos, mantém o Cineclube José Cesarini – um importante marco cultural da cidade, que semanalmente abriga sessões gratuitas de clássicos do cinema.
O artista também participou de exposições no Fórum de Itatiba; foi homenageado no Memórias Itatiba, – projeto de arte urbana na parede do Terminal Central da Rua Comendador Franco; além de receber o diploma de Gratidão do Povo Itatibense, desta Câmara Municipal. Além disso, ele promove programas de rádio sobre cinema e projetos educacionais relacionados à sétima arte.
A exposição “Cineclube: Histórias e Memórias” estará aberta para visitação durante todo o mês de agosto, no Espaço Dito Pinhá da Câmara Municipal de Itatiba.
A mostra reúne uma série de objetos, como um projetor Phatè Francês datado de 1910 (Foto: Augusto Schiosi/CMI)