“Exposição BRASIS” foi realizada com sucesso
Foto: Reprodução/O Corujão
O Snooker Bar foi o local escolhido para receber mais de 150 pessoas na noite de 26 de março, onde foi filmado duas cenas do filme Curta Metragem “Pretos – A Pele Que Eu Habito”, da cineasta, fotografa e escritora Ivone Damaris Antunes.
No local, anda foi realizado a cerimônia das velas, com acendimento de velas em memórias de todas as pessoas que foram escravizadas no Brasil seguindo, a abertura da exposição fotográfica. “BRASIS”.
A produção e fotografia foram realizadas pela cineasta e a inspiração para a mostra veio da iniciativa de mostrar a miscigenação do povo brasileiro, uma vez que agora está sendo reconhecido o pardo como pertencente a raça preta, até então o pardo não se encaixava em nenhum fenótipo, sendo de uma tipologia a parte, pardo escuro, pardo claro, quando o pardo descende diretamente da raça preta. Hoje estudos já aceitam que existe no mínimo 80 tons de pretos e isso inclui o pardo como sendo preto.
Diante disso, veio a ideia de mostrar essa grande miscigenação do povo brasileiro, sendo que, o termo ou a expressão “Brasis” era originalmente, no Brasil Colônia era usado para designar o povo brasileiro ou aqueles que nasceram no Brasil, a palavra ainda faz referência a construção do Povo Brasileiro, o negro, o indígena, o imigrante e toda as suas miscigenações. A finalidade da exposição é retratar o Povo Brasileiro, sua descendência e ancestralidade.
O evento contou com a presença do secretário de Cultura, Luis Soares de Camargo, imprensa, amigos, elenco e demais colaboradores. A exposição foi em prol do Abrigo Pitukinha, onde solicitamos a contribuição voluntária de 1kg de ração que foi doado ao abrigo. E foi abrilhantado com músicas, danças, descontrações, abraços e a sensação de missão quase cumprida. Pois todos aguardam com ansiedade o Avant Premier.
Quem comandou a festa foi o Grupo de samba De Bem Com @Vida. Agradecimento a Rede de Supermercados Covabra, na pessoa da gerente Simone, pelas doações de caixas de papelão que contribuíram para o cenário da exposição. Ao Snooker Bar que cedeu o espaço para o evento, ao Abrigo Pitukinha, ao Podemos pela doação da tinta e a todos que de uma forma direta ou indireta ajudaram para a realização e grande sucesso deste evento.
O projeto do Curta Metragem tem fomento da Lei Complementar nº 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo, em parceria com a Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo de Itatiba.