Exposição anual da EJA celebra olhar fotográfico e artístico sobre Itatiba
Foito: Fabiana Rodrigues / PMI
O Projeto Arte no Paço recebe neste mês a Exposição Olhares de Itatiba - Click Fotográfico, apresentando trabalhos dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria de Educação municipal.
A abertura será nesta quinta-feira, 07/11, às 19h, no Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline, com a presença dos alunos artistas e apresentação musical da Turma da Terça, formada por André Bartholomeu, José Clóvis Consolini, José Irineu de Camargo (Japão), Paula Regina Curi de Britto e Rosângela Rela.
A exposição anual da EJA nesta edição terá 50 desenhos em grafite, feitos em folha A4 de papel canson, cada um sendo a visão única e pessoal do aluno sobre Itatiba. Os trabalhos ficarão expostos nas paredes do Arte no Paço, no corredor central da sede da Prefeitura de Itatiba.
São alunos das turmas da Emeb Profa. Inês Prado Zamboni, com sala em anexo ao Cras San Francisco; Emeb Cel. Chico Peroba; Emeb Profa. Nazareth Siqueira Barbosa; do Projeto Integrando, em parceria com a Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, anexo à Emeb Profa. Philomena Sálvia Zupardo; e do Condomínio Residencial Getúlio Luvison, anexo da Emeb Profa. Guiomar Ciarbello.
Junto dos desenhos, haverá um relato sobre a escolha do espaço retratado, tendo por base fotos cedidas pelo Acervo Parodi, considerado uma das principais coleções brasileiras de documentos iconográficos. As fotos foram cedidas pelo fotógrafo Rogério Scavone, que pertence à quinta geração desta família.
Além da exposição, o hall da Prefeitura terá uma mostra destas fotos do acervo reproduzidas pela empresa Edson Foto e quatro maquetes de prédios icônicos da cidade, integrantes do Arquivo Público Municipal. A exposição da EJA ficará disponível para visitação até o dia o próximo dia 29, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Desenvolvimento com vivência
A exposição anual da EJA de Itatiba, que encerra o ano acadêmico, celebra a aprendizagem, a criatividade e a conexão com a comunidade, por inspirar e educar através da arte e da história. “Muitos de nossos alunos nunca imaginaram como a cidade de Itatiba era no passado. Através das fotos cedidas por Rogério Scavone, que possui um acervo riquíssimo de pura cultura, puderam conhecer como era antigamente”, explica a coordenadora da EJA, Fabiana Rodrigues.
A abordagem disciplinar deste ano envolveu passeios educacionais pelos pontos mais marcantes de Itatiba, aulas de história focadas nos pontos turísticos locais e a expressão artística dos alunos, que transformaram a experiência em desenhos na técnica monocromática. “Este processo foi possível graças ao apoio dedicado dos professores de arte, professores de Português e todo o corpo docente da escola, que orientaram os alunos em sua jornada criativa”, destacou.