ExpoAves é cancelada em razão de decreto por medidas sanitárias de prevenção à gripe aviária
A resolução do Ministério da Agricultura suspende eventos de exposição de aves
Foto: Arquivo JI
Da Redação
A Federação Ornitológica do Brasil (FOB) comunica o cancelamento da ExpoAves - 71ª edição do Campeonato Brasileiro de Ornitologia, que ocorreria em Itatiba e Chapecó (Santa Catarina), de 20 a 30 deste mês. A decisão se dá por conta da publicação da Resolução 587/2023, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que suspende por tempo indeterminado eventos que promovam a aglomeração de aves por conta da gripe aviária.
Segundo os números atualizados do Mapa, o Brasil detectou, recentemente, 57 casos da doença em aves migratórias. No fim do mês passado, foi registrado o primeiro caso brasileiro autóctone de ave criada em ambiente doméstico, em uma criação de subsistência onde havia pato, marreco e galinha, no estado do Espírito Santo.
Os estados que relataram os casos foram: São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná e Santa Catarina.
A FOB comunica que compreende o momento delicado pelo qual o setor passa e que as medidas de segurança visam preservar a saúde das aves criadas em ambiente doméstico e exóticas.
“A Federação tem uma equipe composta por profissionais jurídicos e médicos-veterinários que examinam diariamente a situação e está discutindo de forma ampla o atual panorama junto às autoridades por meio da Câmara Setorial PET, do Ministério da Agricultura, da qual faz parte”, informa Mário Henrique Simões, presidente da FOB.