Expectativa é de que Itatiba receba hoje 1.360 doses da vacina contra coronavírus
Secretário de Saúde, Renan Irabi, fazendo o uso da palavra durante a coletiva
Foto: Dani Marzano
Da Redação
Itatiba deverá receber hoje, 21, do governo estadual, 1.360 doses de vacinas contra a covid-19 produzidas pelo Instituto Butantan, a Sinovac. Durante coletiva de imprensa realizada ontem, 20, o prefeito Thomás Capeletto afirmou que se as vacinas chegarem, a imunização tem início amanhã, 22.
A primeira etapa prevê imunizar profissionais de Saúde, idosos, pessoas internadas em casas de repouso, quilombolas e indígenas. A princípio, será dada prioridade para os profissionais que trabalham na linha de frente, ou seja, aqueles que têm contato direto com infectados por coronavírus.
O prefeito disse que a previsão é de que até o final de março todas as pessoas do grupo prioritário sejam vacinadas. “Mas não é uma data que depende da gente (...) À medida que a vacina for chegando, a gente vai cumprir rigidamente as etapas que foram determinadas pelo governo estadual”, explicou.
Plano de operação
No primeiro dia os profissionais da Santa Casa que receberão as doses. No próximo dia, a vacinação ocorrerá na UPA, Hospital e Pronto Atendimento da Unimed. Na sequência, em asilos e no Quilombo Brotas.
A imunização irá ocorrer nos locais citados. De acordo o secretário de Saúde, Renan Irabi, a segunda dose da vacina será aplicada após 21 dias da primeira imunização.
Plano de Imunização
O secretário de Saúde reafirmou que Itatiba conta com um plano de imunização desde o início da atual gestão, “elaborado por uma equipe técnica, mediante dados do público-alvo a ser vacinado”. Irabi disse, ainda, que o município possui insumos suficientes. Ao todo, são 50 mil seringas e 65 mil agulhas, além de uma rede de frio, que conta com 38 câmaras de conservação de imunobiológicos, distribuídas em 24 salas de vacinas. Ainda, segundo Irabi, Itatiba possui uma equipe de 86 profissionais - “enfermeiros e técnicos devidamente treinados para a vacinação”.
Também estiveram presentes na coletiva o secretário adjunto de Saúde, Lucas Zeponi Dall’Acqua; e a coordenadora da Central de Imunização da Secretaria de Saúde, Débora Diniz.
Quem não poderá tomar a vacina
- Pessoas com hipersensibilidade ao princípio ativo da vacina ou a qualquer dos excipientes da vacina;
- Pessoas que já apresentaram reação anafilática confirmada a uma dose anterior de uma vacina covid-19;
- Menores de 18 anos;
- Pessoas em vigência de doenças agudas febris, moderadas ou graves.
Fonte: Prefeitura de Itatiba