Eventos do Outubro Rosa serão on-line este ano
Por conta da pandemia, as ações da campanha serão realizadas virtualmente com vídeos de conscientização da importância de prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de mama
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Divulgação / Instituto de Câncer / arquivo – outubro de 2019
Da Redação
O Outubro Rosa, segundo a presidente da Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba, Lenice Sanfins, “é um período muito especial, tempo de despertar a atenção ao cuidado com o câncer de mama”. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente no Brasil, são estimados 66 mil novos casos para 2020.
“Muitas pessoas não sabem, mas as chances de cura são 95% quando a doença é descoberta em estágio inicial”, informou Lenice.
Ações virtuais
Por conta da pandemia, as ações do Outubro Rosa serão realizadas virtualmente com vídeos de conscientização da importância de prevenção e/ou diagnóstico precoce do câncer de mama. “Serão realizadas lives e uma campanha de venda de cestas que serão montadas com artesanatos confeccionados por nossas voluntárias e brindes doados. Foi a forma que encontramos de não passar uma data tão importante sem divulgação e também atrair uma parte dos fundos que conseguíamos com os eventos deste mês”, contou a presidente da Rede de Voluntárias.
Detecção precoce
Segundo Lenice, toda mulher, a partir dos 40 anos ou a partir dos 35, em casos de históricos familiar, deve realizar mamografia anualmente. “Se todas tiverem esses cuidados, dificilmente o câncer passará despercebido, e sendo diagnosticado nos primeiros dias, as chances de cura são de 90% a 99%”, alertou.
Palácio 1º de novembro
Desde a última sexta-feira, dia 2, o Palácio 1º de Novembro recebe a iluminação cor de rosa, alusiva ao mês da campanha de prevenção do câncer de mama. O Outubro Rosa da Câmara Municipal de Itatiba tem como lema “Só coisas boas dentro do peito”.
A Câmara realiza, anualmente, a campanha desde 2013, reunindo palestras, exposições e atividades físicas, sempre divulgando a importância da prevenção para o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Neste ano, em função da pandemia da covid-19, os eventos na Câmara e no Teatro Ralino Zambotto estão suspensos. A realização é uma parceria com a Rede de Voluntárias de Combate ao Câncer de Itatiba.