Evento no Plenário Vereador Abílio Monte abordará principais assuntos sobre o TEA
A ação integra o programa municipal Inova Saúde e incentiva a busca de conhecimento e discussão para o aprendizado sobre o tema
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá na manhã deste sábado, dia 17, a Roda de Conversa O Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento gratuito é aberto a todos interessados e será no Plenário Vereador Abílio Monte, da Câmara de Itatiba.
Na programação está a participação seis especialistas com diversas abordagens, desde diagnósticos até visões pedagógicas e tratamentos. A ação integra o programa municipal Inova Saúde e incentiva a busca de conhecimento e discussão para o aprendizado sobre o tema.
Convidadas
O evento será aberto por Elaine Mendes, às 8h30, que abordará os aspectos gerais do TEA, esclarecendo que nem todo atraso de fala caracteriza o transtorno. Em seguida, às 9h, Juliana Dantas explanará sobre o que acontece no cérebro do autista, bem como sintomas e critérios diagnósticos. Às 9h30, Livia V. dos Santos esclarecerá sobre o papel do médico, quem faz o diagnóstico e se o TEA tem cura.
Já às 10h45, o evento segue com Renata Anselmo falando sobre tratamento. Marina F. Barbosa de Souza inicia às 11h15 a fala sobre o papel da terapia ocupacional no tratamento e a integração sensorial. Por fim, Kelly Vigato vem às 11h45 abordar a visão pedagógica e o papel da escola diante do TEA.
Autismo em pauta
A Prefeitura de Itatiba está constantemente realizando nesses últimos dois anos e meio ações voltadas à inclusão, como esta roda de conversa, além de palestras e caminhadas de conscientização como as realizadas em função do Abril Azul, mês dedicado à temática e também em maio último, às famílias já atendidas pela rede municipal.
Em 2021, houve a implantação da Ciptea - Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Itatiba, que dá garantia aos direitos dos autistas, obtida na Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda. Outras ações de destaque são 1h gratuita diária no estacionamento rotativo, a Hora do Silêncio nas festas municipais, e o grupo de mães de TEA, via Secretaria de Educação, para discussão de ideias e implantação de ações.