Evento em 1º de novembro celebrará 167 anos de Itatiba e 40 anos do Mercadão
Foto: Divulgação PMI
Na próxima sexta-feira, dia 1º/11, Itatiba completa 167 anos de emancipação política, mesma data em que, em 1984, foi inaugurado o Mercado Municipal Maria Elias de Godoy Camargo – Dona Lica, o Mercadão. Para marcar o aniversário de Itatiba e os 40 anos do Mercadão, a Prefeitura de Itatiba realizará um evento celebrativo organizado pela Secretaria de Administração, junto com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Deliberativo do Mercado Municipal, formado por representantes dos boxistas.
A partir das 14h30, recepcionando a todos com boa música, haverá apresentação da Orquestra D'Alba, do Conservatório Municipal Profa. Alba Panzarin Degani. Além de alunos, estarão presentes os professores Ebert Durães (contrabaixo), Eduardo Fassina (violão), Felipe Leme (piano), Giovanna Rela (violino), Jonathan Santos (viola erudita), Leila Ferreira (violoncelo) e Ryan Mares (flauta transversal). O repertório será composto por música popular, além do Parabéns a Você.
Em seguida, às 16h, terá início a missa campal, no estacionamento do Mercadão, a ser celebrada pelo padre Maycon Cristian Pedro, pároco da Basílica de N. Sra. do Belém. Após a missa, como parte do evento, para o qual toda a população está convidada, será distribuído bolo aos presentes. Ao todo, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Itatiba, que mantém no estacionamento do espaço a Unidade Mercadão, vai preparar 300 pedaços de bolo para a festa.
Exposição fotográfica
A celebração continua na parte interna: no corredor central do Mercadão, bem em frente à entrada da Praça de Alimentação, será instalada em um dos boxes livres uma exposição de fotos antigas do Mercado Municipal, com curadoria do Museu Municipal Padre Francisco de Paula Lima, detentor do acervo e apoiador do evento. Serão fotos que acompanham a trajetória do Mercadão ao longo dos anos. A exposição, aberta ao público, permanecerá disponível para visitação durante todo o mês de novembro.
História da cidade
Foi em 1º de novembro de 1857 que Itatiba, até então uma freguesia/distrito, se separou de Jundiaí. Por esta emancipação política celebra-se o aniversário da cidade.
Já o Mercadão completa quatro décadas com este nome e neste prédio; anteriormente, o Mercado Municipal de Itatiba funcionava na Rua Campos Salles, a altura do número 225, da atual Lojas Cem. Atualmente, há boxistas que estão desde o início, em 1984. O Mercado Municipal, ponto turístico, histórico e de encontro das famílias e dos visitantes da cidade, fica à Av. 29 de Abril - 35, no Centro.