Evento contou com a apresentação de alunos de escolas municipais
A Abertura da Semana da Pátria foi ontem na sede do Tiro de Guerra
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: PMI
Da Redação
Na manhã de ontem, dia 1º, teve início a Semana da Pátria 2021 em Itatiba. Na presença de autoridades municipais, a sede do Tiro de Guerra recebeu alunos da Emeb Coronel Júlio César e do Cemei Andorinha, em apresentações temáticas.
Foram executados os hinos nacional, municipal e da Independência. Em breves discursos, autoridades falaram sobre a retomada de celebração presencial da data. O Subtenente Pessôa, Chefe da Instrução do TG 02-070, ressaltou a felicidade pelo evento, ainda que restrito, marcando os 199 anos da Independência do Brasil.
Presença das escolas
Para o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira, a presença de alunos e professores é marcante, incentivando que as crianças tenham memórias positivas de seu país. “Nos emocionamos, por exemplo, vendo os atletas brasileiros ganhando medalhas, representando o Brasil, mas precisamos também nos emocionar no dia a dia, com cada conquista de nosso país, cada avanço de nosso povo”, disse. Também o secretário adjunto de Educação, Carlos Pizzolato, enalteceu a presença das escolas honrando os símbolos pátrios, nesta forma de celebração possível em tempos de pandemia.
O presidente da Câmara de Itatiba, vereador Ailton Fumach, usou a palavra para ressaltar a oportunidade de aprendizado que muitos jovens têm nestas oportunidades cívicas. E o secretário de Cultura e Turismo, Luis Soares de Camargo, ressaltou que “nenhum país se fez sem união e companheirismo”.
Próximos eventos
A programação da Semana da Pátria 2021 segue hoje, dia 2, pela manhã, na Emeb Profª Sonia Rita Penteado Aguiar dos Santos, no Jardim Vitória, mais uma vez, com presença de autoridades municipais e do Tiro de Guerra. Lá, serão feitas duas apresentações artísticas. Alunos do 6º ano cantarão a música “Cheiro de Relva” e, logo depois, turmas do 8º e 9º anos apresentarão uma dança ao som de “Aquarela do Brasil”.
A Emeb Profª Inês Prado Zamboni será o local do evento da sexta-feira, dia 3, com a realização de mais uma apresentação artística preparada por professores e alunos. Novamente, haverá a presença de autoridades municipais e do Tiro de Guerra.
Na terça-feira
Já na terça-feira, dia 7, quando é comemorado oficialmente o feriado da Independência do Brasil, haverá o hasteamento da bandeira na Praça da Bandeira, com a participação especial da Corporação Musical Santa Cecília. Todos os eventos seguirão os protocolos sanitários para evitar a propagação da covid-19.