Estudos apontam covid-19 como causa de atraso de diagnóstico
Dra. Arianne Pereira Casarim; segundo a médica os sintomas da covid-19 podem atrasar o diagnóstico de câncer
Foto: Grendacc
Da Redação
Segundo estudos a covid-19 pode estar causando um grande impacto no atraso do diagnóstico dos cânceres infantis. Para a oncologista pediátrica do Hospital da Criança do Grendacc, Arianne Pereira Casarim, “o impacto do coronavírus na população pode apresentar sintomas que fazem o câncer infantil ser negligenciado e atrasando, assim, o diagnóstico das crianças”.
Ter o diagnóstico atrasado pode afetar o tratamento, “as crianças podem precisar fazer mais quimioterapia ou ter um pior prognóstico pela doença por não estar tão no início”, alertou Arianne. Nesta época atípica, é preciso reforçar aos pais que diante de qualquer sintoma relacionado ao câncer deve-se procurar um médico imediatamente.
Dia de Luta contra o Câncer
Nesta segunda-feira, dia 15, é celebrado o Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, e Arianne ressalta a importância do diagnóstico precoce, que ajuda no sucesso do tratamento e da doença.
A médica destaca alguns dos principais sintomas que os pais devem ficar atentos: febre persistente a mais de oito dias, perda de peso nos últimos seis meses, palidez, hematomas, aumento dos gânglios linfáticos e dor de cabeça acompanhada com despertar noturnos e vômitos.