Estudar no Brasil ou no exterior? Saiba o que levar em consideração
Veja as vantagens e desvantagens de estudar no exterior para entender se vale mais a pena se graduar no Brasil ou em outro país
Foto: Freepik
Atualmente, estudar no exterior é uma oportunidade muito almejada e está cada dia mais viável. Em 2020 eram mais de 70 mil brasileiros se graduando ao redor do mundo e desfrutando da experiência única que é conhecer novas culturas, se aperfeiçoar em um idioma estrangeiro e ganhar um enorme diferencial no currículo.
O resultado de estudar no exterior sem dúvidas é extremamente satisfatório. Entretanto, para alcançá-lo é preciso de uma excelente preparação para as provas, adaptação cultural, ter fluência no idioma e estar aberto a todos os fatores burocráticos e comportamentais específicos de cada país.
Sabendo disso, fica a seguinte pergunta. Vale mesmo a pena encarar todos os desafios e estudar no exterior em vez de se graduar no Brasil?
Para cada pessoa existe uma resposta específica e, na hora de descobrir qual é a correta no seu caso, é fundamental saber quais pontos levar em consideração para ponderar a situação e entender se realmente é vantajoso para você.
Com o intuito de facilitar este processo de escolha, separamos as principais vantagens e desvantagens de estudar fora. Assim, você terá informações muito relevantes na hora de decidir qual o melhor rumo a ser seguido em sua vida.
Confira!
Vantagens e desvantagens de estudar no exterior
O ato de se graduar é cheio de vantagens e desafios. Quando a graduação é no exterior, tanto os benefícios quanto os percalços aumentam significativamente. Este raciocínio é o primeiro ponto a ser levado em consideração antes de decidir.
Além disso, também é fundamental saber quais os principais pontos positivos e negativos de se engajar nesta jornada internacional. Assim fica mais fácil de ponderar os fatores decisivos e determinar se é vantajoso ou não para você estudar fora do Brasil.
Confira as vantagens e desvantagens de estudar fora que precisam ser levadas em consideração para que você tenha um norte na hora de tomar a decisão de se graduar no Brasil ou no exterior.
Vantagens
● Autodesenvolvimento: buscar se colocar fora de sua zona de conforto é uma forma de adquirir maturidade, aprender a tomar decisões por conta própria e resolver os problemas sozinho, afinal, você estará longe de sua família, amigos e de todo resto de sua rede de apoio.
● Vivência internacional: estudando fora do Brasil você vai dominar um novo idioma e, a experiência de viver em outra cultura, abrirá uma nova visão de mundo que te ajudará a visualizar melhor seu próprio país, valorizando os pontos positivos e identificando o que pode ser melhorado. Além disso, sua capacidade de adaptação em diferentes ambientes e culturas aumenta significativamente, facilitando a vida pessoal e profissional em outros países.
● Desfrutar de infraestruturas de ensino muito diferenciadas: ao estudar no exterior, você provavelmente estará se graduando em faculdades reconhecidas em todo o mundo, com campus diferenciado, laboratórios totalmente equipados, além de atividades extracurriculares que impulsionam suas competências de maneira única e dão um upgrade extraordinário em seu perfil profissional.
Desvantagens
● Custos excessivos: mesmo que você receba uma bolsa para se graduar fora do país, os custos de vida em países estrangeiros geralmente são muito altos, já que toda a parte de alimentação, hospedagem, materiais e custos com a escola (se você não tiver bolsa) ficarão por sua conta. Todos os gastos são em moeda estrangeira e o Real segue desvalorizado no mercado internacional.
● Ficar um bom tempo fora do mercado brasileiro: serão entre 2 a 5 anos fora do país e você provavelmente terá planos de voltar para o Brasil quando encerrar os estudos para aproveitar todas as vantagens de estudar no exterior. Ficar todo esse período fora do mercado de trabalho brasileiro é prejudicial em quesitos de experiência profissional e pode causar entraves na hora de conseguir um trabalho adequado à sua graduação, mesmo com graduação fora do país.
● Dificuldades na adaptação: além de ter que se habituar a se comunicar totalmente em um idioma estrangeiro, você terá que se adaptar a uma cultura completamente diferente da sua e ao estilo de vida de pessoas desconhecidas com comportamento muito diferente do seu. Sem contar que no início você estará muito distante de qualquer pessoa de sua rede de apoio e ainda não terá afinidade com ninguém. Na maioria das vezes será só você consigo mesmo, sem mais ninguém para dar suporte na sua nova rotina.
Pronto, levando em consideração as vantagens e desvantagens de estudar no exterior você terá um norte na hora de decidir se irá se graduar no Brasil ou em outro país.