Estudantes da USF de Bragança Paulista participam do Projeto Rondon
Os estudantes que participaram do projeto fazem curso de Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Enfermagem
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Estudantes e docentes da Universidade São Francisco (USF) de Bragança Paulista participaram, em julho, da “Operação Vale do Acre do Projeto Rondon”. A equipe visitou o município de Acrelândia, no Acre, em que desenvolveram atividades de extensão nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça, fortalecendo as práticas de cidadania na formação universitária.
Rondon
Os estudantes que participaram do projeto foram dos cursos de Fisioterapia, Odontologia, Medicina e Enfermagem; e foram acompanhados pelos professores Adriano Lopes Lima e Edinalva Piovesan.
Para o professor Adriano, o projeto Rondon é capaz de transformar as pessoas, “todo mundo vai uma pessoa e volta outra. Vamos pensando que vamos contribuir com o outro, mas quem acaba recebendo somos nós”.
Esta foi a sétima participação da USF no projeto. Durante a viagem, foram realizadas oficinas, palestras e atividades práticas junto à comunidade. O aluno Renato Chirini, do curso de Fisioterapia, comentou sobre as atividades, “a oficina que mais me impactou foi a que propusemos a escrita do memorial de formação para os professores do munícipio, isso permitiu que cada um contasse sua história”.
Acrelândia
O município Acrelândia foi o primeiro planejado do Acre e tem uma população estimada em 2018 de 15.020 habitantes, dos quais 2,5 mil participaram das ações do Rondon. O projeto é uma ação coordenada pelo Ministério da Defesa, desenvolve ações locais que contribuem para o desenvolvimento sustentável e bem-estar de comunidades mais desfavorecidas e a formação cidadã dos estudantes que participam como voluntários.