Estoques de sangue necessitam de mais doações nesta época do ano
O mês de dezembro será marcado pela conscientização da importância da doação de sangue
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Da Redação
Em 25 novembro foi comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue, sendo uma estratégia, já que a época das festas de fim de ano, com férias escolares e feriados, impacta diretamente os estoques dos bancos de sangue.
Já o mês de dezembro será marcado pela conscientização da importância da doação de sangue. Com uma doação, é possível ajudar, pelo menos, quatro pacientes, já que os componentes do sangue são fracionados, atendendo pacientes de acordo com suas necessidades.
A falta de sangue nos hemocentros e bancos de sangue pode acarretar o cancelamento de cirurgias graves e até levar um paciente que precise de sangue à morte.
Em Itatiba
Neste sábado, dia 9, o Rotary Club de Itatiba promoverá a 12ª Campanha de Doação de Sangue, última do ano. A doação será das 8h30 às 12h, nas dependências do SUS (sito à Rua Marcos Dian – 365, Jardim de Lucca).
Para realizar o agendamento, o interessado pode entrar em contato através do WhatsApp (11) 96916-2638. As bolsas coletadas serão estocadas no Hemocentro da Unicamp de Campinas, sendo disponibilizadas para a Santa Casa de Misericórdia de Itatiba assim que necessárias.
Sangue doado
Além dos procedimentos hospitalares, o sangue doado também pode ser transferido pelos bancos de sangue para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás) produzir hemoderivados, fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população necessitada.
“Aproximadamente 1,4% da população brasileira doa sangue, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde trabalha constantemente para aumentar esse índice, conscientizando a população da importância desse gesto na saúde coletiva”, diz a Pasta.
As taxas de doação de sangue cresceram este ano no Brasil. Enquanto entre janeiro e setembro de 2022 foram coletadas 2.340.048 bolsas de sangue (com 450 a 500 ml cada), no mesmo período deste ano, a coleta chegou a 2.452.425, o que representa aumento de 112.377 no número de bolsas. “Cada doação pode ajudar a salvar até quatro vidas”, lembra o ministério.
Voluntários
Para fazer doações de sangue no Brasil, é necessário ter de 16 a 69 anos – na faixa entre 16 e 18 anos, é preciso ter consentimento dos responsáveis. Aqueles que têm de 60 a 69 anos só podem doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. É preciso pesar, no mínimo, 50 kg e estar em bom estado de saúde.
“O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum. No dia da doação, é imprescindível levar documento de identidade com foto”, recomenda a pasta.
Por ano, homens só podem fazer quatro doações e mulheres, três. “O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres”.