Estância Climática coleta 260 mil kg de lixo domiciliar urbano em 2020
A coleta de lixo domiciliar urbano ocorre seis vezes por semana em Morungaba, e o CISBRA terceiriza a empresa para a coleta e destino dos resíduos
Foto: Divulgação / Clara Geromel
Da Redação
De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o isolamento social causado pela pandemia de coronavírus causou um aumento de 15% a 25% na quantidade de lixo residencial, e o cálculo é de dez a 20 vezes para os resíduos hospitalares.
Em entrevista ao JI, a diretora de Meio Ambiente e Agricultura de Morungaba, Clara Geromel, afirmou que, no município, houve um aumento de 18,18% na coleta de lixo domiciliar urbano (orgânico e inservíveis). Foram coletados 260 mil kg de janeiro a outubro deste ano e 220 mil kg no mesmo período de 2019.
“A coleta de resíduo domiciliar ocorre seis vezes por semana. A Prefeitura possui contrato para esse serviço com o CISBRA – Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico na região do Circuito das Águas, que terceiriza a empresa especializada para a coleta e destinação final do resíduo”, afirma Clara.
Sobre o descarte de lixo hospitalar, a diretora disse que os resíduos gerados nos hospitais e UBS do município devem ser coletados e descartados por uma empresa especializada e licenciada para a prestação deste serviço.
Reciclagem
Os dados apresentados por Clara, dos meses de janeiro a outubro deste ano, mostram que foram coletados 260 mil kg de lixo reciclável em Morungaba, enquanto no mesmo período de 2019 foram coletados 277 mil kg. Se comparadas as quantidades, é verificado uma diminuição de 6,13%. “A coleta de recicláveis é realizada uma vez por semana, pela cooperativa Renascer”, afirma.
Ecopontos
“O município ainda não está operando os ecopontos, mas possui um PEV (Ponto de Entrega Voluntária, localizado no Brumado, onde o lixo pode ser levado diariamente pela população. O PEV é objeto de uma ação em conjunto com o CISBRA e a Cooperativa da reciclagem no município que faz a gestão”, finaliza.