Estado de SP registra 153,3 mil casos de dengue até maio
Itatiba já registrou 74 casos de dengue até abril deste ano; Morungaba, dois até o momento
Foto: José Cruz/Agência Brasil
Da Redação
O Estado de São Paulo registrou 153, 3 mil casos de dengue até meados de maio de 2022. O total de mortes pela doença no período soma 119. Em todo o ano passado, foram contabilizados 145,8 mil casos e 71 mortes. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde.
Para ajudar prefeituras no controle da dengue, zika e chikungunya, o Governo do Estado de SP anunciou em maio investimento de R$ 10,7 milhões. “O investimento é fundamental para diminuir os casos de dengue em todo Estado. Além de ser uma questão de saúde pública, é de extrema importância conscientizar a população sobre a importância de evitar novos focos de ovos do mosquito transmissor”, disse a Diretora de Vigilância Epidemiológica, Tatiana Lang.
O Plano de Ação tem como objetivo intensificar as visitas domiciliares aos imóveis para a eliminação de potenciais criadouros existentes, realizar a nebulização ambiental, para eliminação de insetos infectados, e mobilizar a população na adoção de medidas preventivas.
Itatiba e região
De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde de Itatiba, no ano passado, entre janeiro e abril, Itatiba registrou seis casos de dengue, sendo três autóctones e três importados. Neste ano, no mesmo período, o município contabilizou 74 casos, sendo nove importados e 65 autóctones.
Em Morungaba, segundo informações da assessoria da Prefeitura, houve 28 notificações de dengue até o momento, sendo 25 descartadas, duas positivas e outra aguardando resultado.
Já o município de Campinas viu os casos aumentarem 247%. De acordo com reportagem do Correio Popular divulgada na última terça-feira, 7, a última atualização da Prefeitura mostrou que 7.448 pessoas foram infectadas entre 1º de janeiro e 30 de maio, contra 2.142 casos no mesmo período do ano passado.
Ainda segundo o Correio, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) tem duas cidades entre as cinco com mais vítimas no ano: Americana, que na semana passada confirmou a sétima morte, e Santa Bárbara d'Oeste, que tem seis.
Prevenção
Principais medidas a serem adotadas pela população: deixar a caixa d’água bem fechada e realizar a limpeza regularmente; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja mais bem ajustado ao vaso; descartar pneus usados em postos de coleta da prefeitura. Com informações da Agência Brasil.