Especialista fala sobre cuidados com a cirurgia plástica
As cirurgias plásticas estão sendo realizadas normalmente, tomando todos os cuidados por conta da pandemia
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Reprodução / Freepik
Da Redação
Apesar da enxurrada de informações sobre o coronavírus, há determinados procedimentos que dividem opiniões sobre a possibilidade de serem realizados. A cirurgia plástica é um deles, principalmente as reconstrutoras, para casos de deformidades congênitas ou adquiridas.
Segundo o dr. Luís Felipe Maatz, cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), está sendo possível realizar tais procedimentos sem grandes problemas, “a maioria dos hospitais já retornou à rotina cirúrgica normal. Todos os procedimentos eletivos estão sendo agendados normalmente, incluindo as cirurgias estéticas”.
Realizar ou esperar
O médico destacou que o número de novos casos de covid-19 está em curva descendente há várias semanas na maior parte do Brasil e os hospitais instituíram há meses um fluxo cirúrgico em que os pacientes a serem operados ficam em locais do que não há contato nenhum com os infectados pelo coronavírus. “Se seguindo os protocolos adequados, é possível a realização das cirurgias de forma segura”, destaca.
Sobre o pós-operatório, Maatz conta que está sendo realizado como habitual,
“as consultas após a cirurgia são realizadas em consultório e todas as medidas preventivas estão sendo tomadas”, finaliza.