Especialista alerta sobre doenças causadas pelo fumo
De acordo com o médico, "o uso do cigarro não determina diretamente as doenças, mas aumentam o risco"

/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Da Redação
Fumar é um dos hábitos mais prejudiciais à saúde atualmente, que ele traz riscos aos pulmões todos já sabem, mas, além disso, os cigarros são muito prejudiciais a estética dental. Segundo o dentista Maximiliano Corradini, “o cigarro apresenta muitos componentes nocivos, por exemplo, a nicotina e o alcatrão, que tem a propriedade de escurecer os dentes. No caso da nicotina, por exemplo, ela acaba acumulando-se nas superfícies dos dentes, o que os deixa com a aparência mais escura”.
Riscos
Doenças como carie, gengivite, periodontite, halitose (mau hálito), xerostomia (diminuição da quantidade de saliva) e câncer bucal, são doenças que pessoas que fumam podem ter mais facilidade em ter. “A cavidade bucal é um local com mais de 300 tipos de bactérias. No entanto, o cigarro resseca a boca, impossibilitando a ação da saliva de proteger. A gengiva também é afetada, por conta da dificuldade de circulação do sangue e no caso dos dentes, acabam escurecendo por ficarem sem a proteção natural, podendo levar a perda prematura”, alerta Maximiliano.
É importante destacar, segundo o dentista, “o uso do cigarro não determina diretamente as doenças, mas aumentam o risco”.
Implantes
O cigarro pode ser um dos responsáveis que leva a pessoas perderem os dentes, e Maximiliano alerta que é um equivoco pensar que tudo pode ser resolvido pelos implantes dentais, “os fumantes podem ter sérios problemas para finalizar com sucesso um tratamento com implantes dentais, como a perda óssea, a falta de irrigação sanguínea adequada e a xerostomia pode atrapalhar o tratamento”.
Cigarro eletrônico
Um item em pauta ultimamente é o uso do cigarro eletrônico, inicialmente a ideia deste é que não fazem mal para saúde, porém, segundo Ministério da Saúde, ele é prejudicial sim, para quem faz uso ou para quem fica próximo a quem está fumando.