Espaço Expressa reúne lideranças do Turismo do Estado em Jundiaí
Dois encontros realizados em Jundiaí reforçaram o protagonismo do Turismo na cidade e em todo o estado de São Paulo. Nesta segunda-feira (19), no Espaço Expressa, mais de 80 mulheres de 30 cidades se reuniram para a geração de negócios, conexões e encontros na 1ª Rodada de Negócios do Fórum Mulheres do Turismo Paulista.
O evento contou com as presenças de importantes mulheres do turismo, como Luciane Leite, secretária-adjunta da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, e Ana Carla Moura, coordenadora de áreas estratégicas do Ministério do Turismo.
Durante o evento, a secretária-adjunta do Estado apresentou dados do Ministério do Trabalho que revelam a força feminina no turismo paulista. De acordo com os dados, são 31 mil mulheres em atividades relacionadas ao setor, mas apenas 5% estão em cargos de liderança na América Latina, segundo a organização Woman in Leadership in Latin America. Em Jundiaí, atualmente, a maior taxa de turistas que a cidade recebe é do sexo feminino. Elas representam 66% do público, enquanto os homens representam 34%.
“Foi um encontro muito proveitoso em que pudemos dar andamento ao processo de aproximação das mulheres do Turismo de nosso estado, que representam 54% do número de empregos globais no setor. 60% dos empreendimentos turísticos de Jundiaí são geridos por mulheres. A presença de importantes mulheres do segmento reforça a importância do Fórum de Mulheres do Turismo Paulista”, reforçou a diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro.
O evento foi realizado por meio de uma parceria entre o Fórum de Mulheres, APRECESP, COMTUR Jundiaí e Turismo Jundiaí.
Encontro Paulista de Regionalização do Turismo
Já nesta terça (20), na Quinta dos Alves, no bairro Corrupira, foi realizado o Encontro Paulista de Regionalização do Turismo. Representantes de pelo menos 48 cidades e 24 regiões turísticas do estado de São Paulo se reuniram para trocar experiências e discutir a modernização e protagonismo do setor.
O objetivo foi discutir a regionalização do turismo no estado de São Paulo. “A organização das instâncias de governança regionais é critério do Ministério do Turismo para que o município faça parte do mapa do turismo brasileiro e, com isso, consiga recursos federais. Por isso é tão importante discutirmos o assunto”, reforça a diretora. São Paulo possui 47 regiões turísticas, 24 presentes em nosso evento e todas com o mesmo objetivo: preparar as regiões para estarem no mapa do turismo brasileiro e se fortalecerem enquanto destinos turísticos.
Ana Carla Moura, coordenadora de áreas estratégicas do Ministério do Turismo, e a turismóloga da Coordenadoria de Turismo (Cotur) da Secretaria de Turismo e Viagens, Elaine Papoy, responsável pelo Programa de Regionalização, além da diretora de Turismo de Jundiaí, Marcela Moro, participaram do encontro, que foi organizado pela APRECESP (Associação das Prefeituras de Estâncias Turísticas do Estado de São Paulo e do Circuito das Frutas.