Escritor e ambientalista Zico da Caixa sepultado no Cemitério Municipal
Zico era escritor, autor de cinco livros, o último “Aventuras na Amazônia”
Faleceu domingo à tarde na Santa Casa de Misericórdia de Itatiba, Lázaro Sylvio de Almeida Franco, conhecido por Zico da Caixa, por ter trabalhado na Caixa Econômica Estadual, onde ingressou em 1943 como contínuo, aposentando-se em 1978, como gerente.
Nasceu em Itatiba no dia 30 de julho de 1925, portanto chegando a 96 anos de idade. Cursou o primário no Grupo Escolar “Júlio César”, o secundário no Ginásio Municipal de Itatiba (hoje CENEMEB), e cursou a Escola de Desenho e Tecnologia de Campinas, formando-se desenhista de arquitetura
Zico era escritor, autor de cinco livros, o último “Aventuras na Amazônia”, ressaltando-se que as rendas obtidas com a venda dos exemplares, eram totalmente revertidas para entidades assistenciais, inclusive para a Santa Casa. Foi um dos fundadores e presidente Honorifico da Academia Itatibense de Letras, também membro da Associação dos Escritores, Poetas e Trovadores de Itatiba (Aepti) atuando por tempos na diretoria executiva e participando com várias de suas obras no Antologia Encontros. Como artista plástico era excelente pintor e desenhista, com pinturas a óleo sobre tela e desenhos a grafite.
Como colunista do Jornal de Itatiba, sempre escreveu artigos de alta qualidade, relembrando fatos acontecidos no município, e também contando as peripécias de suas viagens ao redor do mundo, além de assinar sua coluna semanal na página 2, reportadas à Itatiba antiga, com narrativas que sempre chamaram à atenção dos leitores, muitos dos quais presentes ao velório, relembrando e elogiando a sua maneira de leitura fácil e direta.
Pessoa de coração magnânimo, vivia sempre atuando no auxílio às pessoas e entidades, sendo membro honorário voluntário da Santa Casa, com visitas diárias aos doentes internados no hospital, levando-lhes apoio e conforto moral aos pacientes e às famílias. Também recebeu o diploma de Menção Honrosa do Rotary Club, em nome da Santa Casa.
Apaixonado pela natureza e pela defesa dos animais, foi sem dúvida nenhuma, o primeiro grande defensor do meio ambiente de Itatiba, quando ninguém falava no assunto. Morador em uma chácara na Vila Cruzeiro, transformou o local num verdadeiro santuário em homenagem à natureza, com árvores frondosas e frutíferas, chamando à todo tipo de pássaros, além de animais os mais diferenciados, que ali eram criados. Como amante dos animaizinhos, sempre se irritou com os estampidos dos rojões, que perturbavam os ouvidos dos cães, inclusive de suas duas cachorras de estimação; “Dilma” e “Lula”, que sofriam muito com os fortes baques, que assustam a cachorrada.
A FAMÍLIA
Zico era filho de Benedito Almeida Franco e Maria Leite de Almeida Franco, casado com Assumpta De Sordi de Almeida Franco. Filhos: Antonio Carlos (Taco) casado com Célia Adriana Cosenza de A. Franco, Maria Antonieta casada com Manoel Roberto Massaretti e Paulo, casado com Gisela Fantucci de A. Franco, irmã Sebastiana, netos, bisnetos e sobrinhos.
O corpo de Zico foi velado na tarde de ontem no Velório Municipal, por parentes e amigos seguindo as 17h para sepultamento no Cemitério Municipal.