Escolas estaduais vão abrir aos sábados para olimpíadas do conhecimento
![](https://www.ji.com.br/uploads/images/2025/02/escolas-estaduais-vao-abrir-aos-sabados-para-olimpiadas-do-conhecimento-1738962552.jpg)
Foto: Govesp
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai lançar neste ano o projeto “Escolas Olímpicas” e abrir suas unidades de ensino aos sábados com o objetivo de incentivar a participação de estudantes da rede pública nas competições científicas. A expectativa da Educação é que o projeto seja implantado em até 230 escolas estaduais localizadas em mais de 150 municípios em 2025.
A proposta inicial, como explica o coordenador de olimpíadas da Educação, Roberto Serra Campos Júnior, é atender 1,5% dos estudantes com aulas preparatórias na disciplina de matemática.
“O projeto Escolas Olímpicas busca fortalecer a cultura das olimpíadas científicas no estado e proporcionar a estudantes talentosos um ambiente de aprendizado estimulante e competitivo. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a formação de futuros talentos acadêmicos e impulsione a excelência no ensino público paulista”, diz o coordenador.
O projeto prevê a criação de turmas de 15 a 40 alunos, divididos por três grupos: Nível 1, com alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, Nível 2, com alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Nível 3, com alunos das três séries do Ensino Médio.
As inscrições dos alunos interessados deverão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (10), por meio de manifestação na SED (Secretaria Escolar Digital). É possível que estudantes de outras unidades de ensino frequentem as Escolas Olímpicas. O número de unidades com o projeto depende do interesse dos estudantes e das inscrições. Para que as turmas sejam abertas, é necessária a participação de ao menos 15 alunos. A expectativa é que as aulas tenham início no dia 15 de março.
Inscrições
Na SED, os estudantes devem acessar a página principal e, no menu esquerdo, encontrar as opções Gestão Escolar, depois Sistema de Olimpíadas e, em seguida, Aulas Olímpicas.
Todos os alunos menores de idade precisarão da aprovação dos pais para a sequência no processo. A autorização da inscrição deve ser feita por um membro da família por meio do acesso à SED pela página dos pais ou responsáveis.
A frequência dos estudantes do projeto será rigorosamente controlada. Caso um aluno falte três vezes consecutivas sem justificativa, ele será desligado do programa e sua vaga será oferecida a outro estudante.