Equipe do PEAMA sai em cicloviagem pela Rota do Circuito das Frutas
Animação e empolgação tomaram conta dos atletas antes de partida
Foto: Pref. Jundiaí
Em mais uma ação para promover a inclusão através do esporte, alunos do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), saíram na manhã desta sexta-feira (18) para uma cicloviagem até Louveira. Os participantes se encontraram no Parque da Cidade, montaram em suas bicicletas e partiram pela Rota do Circuito das Frutas, que possui 75 km e passa pelos municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Itatiba.
Ao todo, 20 integrantes compuseram a equipe, entre alunos, guias e professores. Aqueles que possuem deficiência visual utilizaram bicicletas duplas, guiadas com a ajuda de um acompanhante, e os demais foram cada um na sua própria bike. Essa foi a primeira viagem com os alunos após dois anos de paralisação por conta da pandemia. Eles irão pernoitar na cidade de Louveira e retornarão no sábado (19) e um dos professores acompanhou o trajeto de carro, para apoio.
Para maior segurança de todos, o percurso foi realizado sempre nas ciclovias e evitando as margens das rodovias. “A ideia é que essa viagem substitua as competições oficiais, uma vez que não existem campeonatos específicos de ciclismo para determinadas deficiências. Assim, tentamos entregar a eles uma atividade diferente, com empolgação e adrenalina semelhantes ao de uma competição” explica o diretor do PEAMA, César Munir de Almeida.
Não faltou empolgação por parte dos alunos. “Tudo o que é relacionado ao PEAMA é maravilhoso. As atividades nos fazem muito bem e a interação com os outros alunos e professores é sempre um dos fatores mais satisfatórios. Estamos curiosos e ansiosos para o passeio”, comenta Lindomar Lopes Vieira, que é deficiente visual.
Os pais acompanharam a saída dos filhos com muita alegria e emoção, e todos relataram a importância de atividades como esta, que proporcionam momentos de autonomia e conquista para a vida dos participantes.