Equipe de Campinas é acionada para retirada de avião da FAB no Suriname
Foto: Arquivo Pessoal
Uma empresa de Campinas prestou apoio, neste sábado (1º), em um resgate por meio do içamento de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que precisou fazer um pouso forçado no Suriname na última quarta-feira (29).
A aeronave Cessna Caravan foi levada a uma base em Tiriós (PA), onde passará por manutenção para troca do motor antes de voltar às atividades. No dia do acidente, era ocupada por três militares, que não tiveram ferimentos.
O especialista em movimentação de cargas Henrique Almeida, da empresa de Campinas acionada para o serviço, embarcou na tarde de sexta (31) em uma operação da FAB para fazer o içamento.
Um dispositivo de balancim chegou a ser produzido pela para ajudar na amarração do avião, que foi içado por um helicóptero Black Hawk. No entanto, a peça não precisou ser utilizada. O profissional usou uma cinta e manilhas para a remoção.
Equipes do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) também previam a retirada do combustível da aeronave para uma investigação sobre o que teria provocado o problema.
O que diz a Força Aérea Brasileira
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que “foram iniciados os preparativos técnicos para o içamento da aeronave C-98 Caravan, do Sétimo Esquadrão de Transporte Aéreo (7º ETA) – Esquadrão Cobra, que fez um pouso de emergência no Suriname”. Segundo a nota, o incidente ocorreu cerca de 60 quilômetros de Tiriós.
“Um helicóptero H-60L Black Hawk, do Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV) – Esquadrão Harpia, com sede na Base Aérea de Manaus (BAMN), foi mobilizado para a missão, que ocorre com apoio da empresa Azul Linhas Aéreas, que cedeu técnicos e equipamento específico para o içamento da aeronave”, explicou.
* com informações da Rádio CBN Campinas