Entorno de duas escolas municipais de Jarinu tem sinalização remodelada pela Concessionária Rota das Bandeiras
Programa da Concessionária que administra a rodovia D. Pedro I (SP-065) amplia a segurança para o tráfego de veículos e pedestres
Foto: Rota das Bandeiras / Divulgação
As Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Prof. Dirney José Rossi, no bairro dos Ivo, e Pedro Ferrara, na Vila Primavera, em Jarinu, tiveram a sinalização viária do seu entorno remodeladas, com ampliação da segurança para o tráfego de veículos e pedestres. A melhoria foi executada pela Concessionária Rota das Bandeiras, empresa que administra o Corredor Dom Pedro de rodovias, em mais uma ação do programa Rota da Educação.
No entorno das escolas, foram implantadas faixas para a travessia de pedestres, linhas divisórias de fluxo, legendas PARE nos cruzamentos e a reserva de vagas destinadas ao transporte escolar, assim como placas de regulamentação e advertência.
A revitalização da sinalização é uma parceria entre a Concessionária e as Prefeituras dos municípios, e não se limita apenas à implementação da nova sinalização, mas também se estende para a promoção ativa de ações de educação de trânsito, meio ambiente e cidadania nas instituições de ensino.
Somente este ano, foram seis escolas contempladas. Além de Jarinu, a implantação de sinalização ocorreu em duas instituições municipais de Nazaré Paulista e uma em Conchal e outra em Itatiba. Desde 2022, já foram 15 escolas beneficiadas.
A equipe da Concessionária desenvolve o projeto de sinalização, submete o material à aprovação da Prefeitura e, na sequência, executa sua implantação. Todo o investimento nos projetos é exclusivo da Rota das Bandeiras.
“O Rota da Educação é desenvolvido em sala de aula desde 2012 e sentíamos a necessidade de contribuir de forma ainda mais efetiva para o trabalho de sensibilização dos alunos e de toda a comunidade escolar. Afinal, não adianta trabalhar em sala de aula os conceitos de segurança viária se, quando está na rua, o aluno não tem uma faixa para realizar a travessia com segurança”, explica o gerente de Comunicação e Relações Institucionais da Rota das Bandeiras, Stephan Campineiro