Entenda porque alguns pets amam pelúcias
Para caçar, confortar ou simplesmente brincar, as pelúcias são um componente essencial para o bem-estar dos nossos amigos peludos
Foto: Divulgação
Alguma vez você já se perguntou por que alguns pets parecem ter afeição especial por certos brinquedos?
Não importa o tamanho do cachorro, eles sempre levam para onde vão os objetos favoritos deles. Já os felinos adoram se aconchegar carinhosamente neles. Na verdade, esses comportamentos revelam muito sobre as necessidades emocionais e instintivas dos nossos amigos de quatro patas.
Portanto, os motivos que levam os pets a amar tanto suas pelúcias são associados desde o instinto de caça até o conforto emocional e a ligação com seus donos.
Fatores que fazem das pelúcias o brinquedo favorito do seu pet
Os brinquedos de pelúcia podem ser mais do que uma simples distração para o seu pet. Elas podem ter papel bastante significativo na vida do seu bichinho, podendo ser usadas como ferramentas que facilitam a interação deles com outras pessoas, especialmente com crianças, idosos e indivíduos com necessidades especiais. Portanto, são diversos fatores que fazem com que os pets demonstrem fascínio especial pelas pelúcias.
Instinto de caça
A explicação para toda essa atração por pelúcias que os pets sentem está profundamente enraizada em seus instintos de caça. Por exemplo, os cães possuem um forte impulso para caçar e capturar presas.
Por isso, os brinquedos que emitem sons ou se assemelham a pequenos animais ativam o instinto caçador, sendo uma forma segura e divertida de expressá-los. Os gatos, por outro lado, têm comportamento predatório natural e adoram perseguir, agarrar e “matar” suas pelúcias, o que imita a caça de pequenos roedores.
Conforto emocional
Além disso, elas servem como objetos de conforto emocional para muitos pets. Da mesma maneira que uma criança se apega aos bichinhos de pelúcia, os animais de estimação podem encontrar segurança e tranquilidade nos seus brinquedos preferidos.
Isso é ainda mais verdadeiro para aqueles pets que sofrem com a ansiedade de separação ou que foram resgatados de situações traumáticas, já que o ato de carregar, lamber ou dormir ao lado de uma pelúcia pode proporcionar senso de segurança e bem-estar a eles.
Vínculo com o dono
O vínculo emocional com suas pelúcias está diretamente ligado ao cheiro do dono. Um brinquedo que exala a essência do seu humano favorito pode ser reconfortante e reduzir a ansiedade quando o tutor não está por perto. Além disso, compartilhar brincadeiras pode ser uma atividade interativa e fortalecedora do vínculo entre o animal e o pai do pet, criando momentos de diversão e conexão.
As pelúcias podem impactar positivamente o bem-estar emocional dos pets com necessidades especiais
Infelizmente, alguns pets podem ter algumas necessidades especiais, como deficiência visual, auditiva ou mobilidade reduzida. Então, esses tipos de brinquedos também proporcionam inúmeros benefícios ao filho de quatro patas, como:
● conforto;
● a familiaridade pode criar um ambiente mais seguro e tranquilo;
● estimulação mental e física;
● sensação de normalidade;
● companhia para reduzir o sentimento de solidão.
Variedade de pelúcias
No mercado dos pets, existe uma variedade de pelúcias disponíveis para que seu animalzinho se divirta, atendendo às diferentes necessidades e preferências deles. Entre elas, estão:
● squeakers que emitem som, estimulando o instinto de caça;
● sem enchimento, evitando o risco de ingestão de materiais;
● com tecido reforçado, perfeitas para cães com mordidas poderosas;
● com bolsos para esconder petiscos, ótimas para promover o enriquecimento mental;
● pequenas para gatos e cães de pequeno porte, facilitando o manuseio.
Visto que muitos pets vivem dentro de casa, oferecer um brinquedo para seu animal de estimação é uma solução que vai contribuir para a redução do estresse dele, bem como para a melhoria da interação com as crianças e os idosos da casa. Além de estimular o mental e o físico do seu filho peludo.