Entenda o boom dos unicórnios na América Latina
A crescente de unicórnios na América Latina é liderada pelo Brasil
Foto: Divulgação
Um termo bastante conhecido no contexto de investimentos é o "unicórnio", usado para descrever startups que atingem uma avaliação de mercado de mais de um bilhão de dólares. Como o próprio nome sugere, essas empresas são raras e valiosas, como os unicórnios, míticos seres dos contos de fadas, e, nas últimas décadas, o mundo tem visto um fenômeno notável: o surgimento de vários unicórnios na América Latina.
O recente boom dos unicórnios na América Latina com certeza foi desencadeado por um fator, e isso mostra para investidores que além de comprar criptomoedas em ascensão, prestar atenção no mercado brasileirro para realizar investimentos em ações pode trazer muitos lucros.
Saber que o território brasileiro vem liderando unicórnios na América Latina é motivador, pois mostra para todos os empreendedores brasileiros que esse é o momento exato para começar a correr atrás da oportunidade de crescimento de uma empresa com potencial de atingir o faturamento de um bilhão ou mais.
O Brasil é o celeiro de unicórnios?
Nos últimos anos, o território brasileiro tem se mostrado promissor como um dos principais pólos de inovação global, impulsionando o crescimento de startups e consolidando sua posição como um dos líderes em ecossistemas empreendedores do mundo. Nosso país conseguiu alcançar um feito notável em 2021 ao somar 21 unicórnios em apenas três anos. Em 2023, esse número continua a crescer de forma impressionante, demonstrando o vigor do mercado de inovação brasileiro.
Com a América Latina testemunhando um crescimento notável no número de unicórnios na região, é nítido que o Brasil tem sido o grande motivo desse fenômeno. Afinal, enquanto o nosso país soma mais de 21 unicórnios, outras nações da América Latina têm números significativamente menores. O México e a Argentina possuem apenas 7 unicórnios cada, a Colômbia 2, e o Equador e o Uruguai detêm apenas 1 cada.
Essa total discrepância destaca o papel dominante do Brasil na região de unicórnios da América Latina, não é mesmo? Por isso, é possível ver que o Brasil está consolidando sua posição como um dos principais players no cenário global de inovação, destacando-se como um dos principais ecossistemas empreendedores do mundo.
A rápida ascensão do número de unicórnios no país é um reflexo do potencial que os empreendedores brasileiros têm, e seu impacto não se limita às fronteiras nacionais. O Brasil está desempenhando um papel crucial na aceleração do crescimento do ecossistema de startups em toda a América Latina, colocando a região no mapa da inovação.
Quais são os principais unicórnios ao redor do globo?
Ao entender o boom dos unicórnios e como o Brasil está tomando a frente nesse cenário, conhecer os quatro principais unicórnios ao redor do mundo acaba sendo algo importante.
SpaceX
Falar de empresas unicórnios e não citar a grande startup do bilionário Elon Musk é quase um insulto. SpaceX chegou no mercado recentemente e já se tornou uma das empresas unicórnios mais bem-sucedidas do mundo.
iFood
A segunda empresa unicórnio na qual é necessário ficar de olho é a grande iFood. Hoje em dia, com a alta do delivery, muitas pessoas aderiram ao iFood e suas grandes ofertas com cupons de descontos para pedir comida.
Toutiao
Já a terceira empresa é uma plataforma de notícias com conteúdos únicos e exclusivos. Sendo perfeita para quem gosta de ficar antenado sobre tudo o que ocorre no mundo, a Toutiao - Bytedance (China) veio e revolucionou, tornando-se uma das unicórnios mais valiosas do mundo.
Epic Games
Por fim, a grande Epic Games e sua gigantesca lista de ofertas conquistou completamente o público gamer. Seu maior sucesso até os dias atuais é Fortnite, jogo Battle Royale que tem milhares de jogadores simultâneos diariamente.