Engolir drogas para transporte é perigoso e mais comum do que se pensa
Foto: Polícia Federal
A operação Body Packing, da Polícia Federal, que busca desarticular quadrilhas que recrutam pessoas para engolir e transportar altas quantidades de droga para fora do país, é apenas uma parte do problema.
O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas, o Ciatox, da Unicamp, atende a muitos outros casos de pessoas que chegam até em overdose para atendimento especializado. O coordenador-executivo do Ciatox, José Luiz da Costa, afirma que é uma tática para se levar entorpecentes a presídios, com altíssimos riscos à saúde.
Drogas como a cocaína, principalmente, podem levar à morte a pessoa que a engole em grandes quantidades, quando atingem estômago ou intestino. Mas o coordenador do Ciatox alerta sobre as drogas sintéticas, que são utilizadas da mesma maneira pelo tráfico e muitas delas ainda nem têm os efeitos conhecidos.
Segundo o médico, dependendo da quantidade ingerida de entorpecentes, nem sempre é possível salvar o paciente, mesmo fazendo a retirada da substância de dentro do organismo por meio de cirurgia.
* com informações da Rádio CBN Campinas