Encorajamento da mulher é incentivado nas aulas de defesa pessoal da Guarda Civil de Valinhos
Foto: Pref. de Valinhos
Um dos objetivos básicos do curso de técnicas de defesa pessoal para mulheres, criado pela prefeita de Valinhos Capitã Lucimara Godoy dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha, é construir no íntimo das participantes a sensação de empoderamento e encorajamento diante dos desafios da vida além de ensinar como se livrar de agressores e situações de risco no dia a dia. Na segunda aula da segunda turma, nesta quarta-feira, dia 21, algumas relataram como a participação está impactando positivamente seu modo de ser.
"Mais do que se preparar para uma possível agressão física ou moral, desejamos que todas as mulheres façam nascer dentro de si a coragem de enfrentar a violência, que pode ser doméstica, no trabalho ou na rua. E quando falo em enfrentar digo romper questões culturais e diminuir desigualdades. Então o curso de defesa pessoal traz isso embutido, e por meio de movimentos de braços e pernas que se abram novas experiências para todas nós", destacou a prefeita.
A advogada Silvia Damasceno, primeira vez que está aprendendo técnicas de defesa pessoal, disse que é reflexo desta mudança. Para ela, o aprendizado deixa as mulheres um passo a frente de enfrentar uma situação de perigo, mas acima de tudo permite a mulher se sentir segura, dona de si em qualquer situação. "Participando do curso nos damos mais conta que somos responsáveis pela nossa própria integridade, seja física ou moral, e estou gostando muito dessa coragem dentro de mim", comemora.
Outra participante, que preferiu não ter o nome divulgado, disse que está gostando do curso tanto em benefício do seu condicionamento físico quanto do empoderamento feminino que a ação está proporcionando tanto a ela quanto às demais alunas. Ela elogiou o acolhimento que a Guarda Civil Municipal e a metodologia das técnicas ensinadas e sugeriu que seria interessante, em algum momento durante as aulas, que houvesse um momento roda de conversa sobre assuntos ligados ao empoderamento feminino.
Antes do final da atividade, o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, alertou para que as participantes sejam ʹbraços defensoresʹ das mulheres, ajudando e denunciando violências e abusos praticadas contra amigas ou conhecidas. "Existe aqui um despertar de consciência e valores e cada uma de vocês pode ajudar denunciando ou incentivando outras pessoas a denunciar agressão às mulheres", ressaltou o secretário Cruz.
O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, disse que a corporação trabalha para prevenir a violência e uma das frentes é a equipe Guardiã Maria da Penha, que trabalha com viatura caracterizada para ajudar as mulheres protegidas por medidas protetivas instauradas pelo Tribunal de Justiça e Delegacia de Defesa da Mulher da Polícia Civil. "Já são cerca de 15 medidas em cumprimento e as notícias são de que os agressores estão respeitando seus limites", acrescentou.