Encontro tem objetivo de valorizar produção e benefícios turísticos do selo da Indicação Geográfica
Esta certificação de Indicação Geográfica da Uva Niagara Rosada de Jundiahy foi ao Polo Turístico do Circuito das Frutas
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, através da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, sediará na noite do próximo dia 16, uma quinta-feira, um encontro com produtores de uva para valorizar a produção e os benefícios turísticos da Indicação Geográfica da uva Niagara Rosada de Jundiahy, obtida pela região no último mês de abril.
A ação está sendo coordenada pela Casa da Agricultura, que fica na Praça Frederico Junqueira, na Vila Cassaro. O encontro será das 18h30 às 20h30 e as inscrições já podem ser realizadas pelos telefones 4538-0099 e 4594-2032.
Em parceria com a Prefeitura e a Associação Agrícola de Jundiaí, a iniciativa do Sebrae-SP terá especialistas que vão sanar dúvidas sobre a Indicação Geográfica, apresentar os próximos passos e oferecer apoio aos produtores por meio de agentes locais de inovação do programa gratuito ALI Rural, focado em aumento de produtividade e faturamento para propriedades rurais do Estado.
Uso do registro
“A Indicação Geográfica da uva Niagara Rosada foi uma grande conquista para a região. Agora chegou o momento das produtoras e produtores rurais entenderem como é possível usar todo o potencial desse registro para valorizar o produto e alavancar as vendas gerando mais e diferentes negócios para os seus municípios”, incentiva a analista de negócios do Sebrae-SP, Beatriz Grotto, à Agência Sebrae de Notícias (ASN).
Esta certificação de Indicação Geográfica (IG) da Uva Niagara Rosada de Jundiahy, oficializada pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), foi ao Polo Turístico do Circuito das Frutas. Ao lado de Itatiba estão os municípios de Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Louveira, que juntos reúnem cerca de 800 produtores de uva.
Berço da Niagara Rosada
A qualidade Niagara Rosada é uma das responsáveis pelo grande movimento agrícola, comercial e industrial dos municípios produtores. O registro, aguardado desde 2009, é o resultado de trabalho conjunto entre os municípios do Circuito das Frutas.
De acordo com as informações publicadas no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal, a viticultura na região, então chamada de Jundiahy, se iniciou em setembro de 1887, sem caráter econômico. Só mais tarde os municípios foram desmembrados e viraram Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí e Louveira.
Em 1933, três cachos rosados de uvas da variedade Niágara nasceram em meio aos cachos brancos pela primeira vez. Tal mutação genética espontânea de um cacho rosado, a partir da variedade Niágara Branca, deu origem à Niágara Rosada. Assim, a região de Jundiahy é considerada o berço da Niagara Rosada.