Empresa de logística escolhe Campinas para sediar centro de distribuição
Prefeito destacou o Programa de Ativação da Econômica e Social (Paes) para atrair investimentos para a cidade
Foto: Rogério Capela
O prefeito de Campinas, Dário Saadi, visitou, na manhã desta quinta-feira, 17 de outubro, as instalações da empresa de logística Cainiao, do conglomerado Alibaba, gigante global em comércio eletrônico, que escolheu o aeroporto de Viracopos, em Campinas, para sediar o centro de distribuição no Brasil. O hub deve gerar mais de 200 empregos diretos e mais de 1 mil indiretos nas áreas de logística, operações, tecnologia da informação e serviços auxiliares. A operação está prevista para iniciar ainda em 2024.
A estratégia de expansão prevê ampliar a oferta de produtos, diversificar canais de venda e fortalecer parcerias com empresas brasileiras. Com o crescimento, novos aportes poderão ser feitos em Campinas. O prefeito Dário Saadi destacou o Programa de Ativação da Econômica e Social (Paes) que vem dando resultados. “Aqui são gerados mais de 200 empregos diretos e entre 1 mil e 2 mil indiretos. O aeroporto de Viracopos é um ponto de atração de investimento na cidade. A desburocratização e a redução de impostos que fizemos foram fatores fundamentais para atrair essas empresas para a cidade”, considerou o prefeito.
A diretora de operações, Priscila Mezzaliera, contou que a empresa iniciou as operações no ano passado, em um armazém compartilhado, em Guarulhos, e tinha o plano de vir para Campinas antes disso. “Já existia um ‘namoro’ aqui. Nós estávamos negociando e havíamos escolhido Campinas para ser a nossa sede maior. E, neste ano, a gente está concretizando. Queremos poder transformar esse hub de distribuição para a América do Sul”, disse Priscila.
O grupo investiu na construção das instalações, que ficam no antigo terminal de passageiros de Viracopos, na compra de equipamentos e na contratação de recursos humanos. O gerente de logística, Lincon Souza, conta que o centro tem área de 5.600 metros quadrados. A localização estratégica, infraestrutura logística e mão de obra qualificada motivaram o grupo a selecionar Campinas para abrigar o hub, assim como a política de incentivos fiscais da Prefeitura de Campinas.
A expectativa é que possam ser recolhidos mais de R$ 2 bilhões de impostos (federais, estaduais e municipais) a partir da operação em Viracopos. O grupo tem intenção de expandir as operações de distribuição a partir do aeroporto de Viracopos, utilizando-se para isso da infraestrutura aeroportuária e da conectividade com outras regiões do Brasil e do mundo.
Sobre o grupo
Criado em 1999, na China, o grupo Alibaba é o responsável pelo alibaba.com, plataforma de comércio atacadista global, com liderança no cenário internacional e milhões de compradores e fornecedores. A Cainiao Smart Logistics Network Limited é uma das empresas do grupo, junto com diversos outros negócios.