Empreendimentos turísticos de Itatiba recebem cerca de 300 mil visitantes em 2024
As paisagens rurais de Itatiba atraem muitos visitantes, especialmente durante a Festa do Caqui, realizada anualmente em abril. A foto Coisas do Interior , que traz cenário desejado por quem busca o turismo rural de Itatiba, foi a 7a. melhor colocada no Concurso Fotográfico Comtur - Itatiba, 2022 (foto)
![](https://www.ji.com.br/uploads/images/2025/02/empreendimentos-turisticos-de-itatiba-recebem-cerca-de-300-mil-visitantes-em-2024-1738875681.jpg)
Foto: Carla Fernanda B. Alves/Acervo Comtur
A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Itatiba estima que foram realizadas cerca de 300 mil visitas a empreendimentos turísticos no ano de 2024. O balanço foi feito considerando números informados por meios de hospedagem, atrativos de turismo rural, Zooparque e realizadores de eventos e casamentos.
O levantamento considera ainda que boa parte desses visitantes teve a chamada “visita casada”, quando um mesmo turista que se hospedou na rede hoteleira, por exemplo, compareceu a um evento/casamento e estendeu a estadia para curtir algum ponto de atração do município.
Além de visitações, a realização de casamentos em Itatiba movimenta também uma importante rede de serviços bem estabelecida na cidade, envolvendo meios de hospedagem, transportadoras turísticas, equipes de beleza, dentre outros.
Caqui é atrativo
Os períodos de férias, principalmente nos meses de julho, dezembro e janeiro, acentuam o fluxo de visitantes. Além disso, o mês de abril também tem grande presença de turistas, principalmente pela Festa do Caqui. Para este ano de 2025, a 20ª Festa do Caqui & Cia já tem data marcada: serão dois finais de semana de abril, nos dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13, no Parque Luís Latorre.
A festa municipal gera visitação às propriedades por conta de passeios turísticos oferecidos pela própria Secretaria municipal em virtude da safra do caqui. Durante todo o ano, propriedades rurais também promovem esta visitação por conta das outras frutas e suas sazonalidades.
Itatiba dos casamentos
Itatiba tornou-se um dos principais destinos para casamentos devido às belas fazendas com completa estrutura em meio à natureza. Segundo a equipe municipal de Turismo, as maiores procuras são para o segundo semestre, principalmente entre junho e setembro, contemplando inverno e início da primavera.
Há mais de uma década, fazendas de Itatiba entraram para o cenário de grandes celebrações. Em outubro de 2014, Junior Lima, filho de Xororó, casou-se com a modelo Monica Benini em uma propriedade itatibense. De lá pra cá, Itatiba foi citada diversas vezes em matérias sobre os casamentos de celebridades. Em julho do ano passado, foi a vez do filho caçula de César Filho e Elaine Mickely: Luigi César e Júlia Vieira se casaram na centenária Fazenda Santa Barbara.
Também nos últimos anos, casaram-se em Itatiba o herdeiro de Nelson Piquet, Nelsinho Piquet, com a hipista Patsy Zurita (com presença do piloto holândes Max Verstappen, em dezembro de 2023) e a Fazenda Vila Rica, de estilo colonial do século XIX, foi cenário do casamento de Maíra Cardi e Thiago Nigro em agosto de 2023. Em 2022, fazendas de Itatiba também foram cenários de casamentos: em agosto do – então - casal de jornalistas Mari Palma e Phelipe Siani e em dezembro da filha de Monique Evans, Bárbara Evans e Gustavo Theodoro.