Empório Mania Nacional oferece vinhos e acompanhamentos para todas as ocasiões e gostos
O Empório Mania Nacional fica no Mercado Municipal, na Av. Vinte e Nove de Abril – 35, Centro
Foto: Lucas Selvati
Da Redação
O Empório Mania Nacional está em Itatiba desde 2012, um box no Mercadão que vende vinhos e outras bebidas.
Segundo o dono do local. Rodrigo Paolini, o vinho está a cada dia ganhando mais espaço no Brasil, e, durante a pandemia, houve um aumento de cerca de 72% no consumo. Aqui no Empório Mania Nacional houve um aumento ainda maior e consideramos que esse aumento se deve ao nosso novo espaço, uma adega ampla, bonita e com muita variedade”.
Rodrigo contou que a família produz vinhos artesanais em Jundiaí há mais de 50 anos. “Por esse motivo, abrimos um pequeno box, visando a venda de nossos vinhos e, com o decorrer do tempo, acabamos diversificando bastante nossas opções de vinhos e outras bebidas, mas sempre mantendo um atendimento diferenciado para nossos clientes.
Além dos vinhos, o Empório Mania Nacional oferece os acompanhamentos ideais para qualquer ocasião, independentemente do vinho escolhido.
“Temos antepastos, patês, queijos diversos, tortas e massas 100% artesanais, nós fazemos as melhores massas para o seu momento. Convidamos todos a experimentarem nossa variedade de massas, temos rondeles, canelones, sorrentinos, lasanhas e muito mais. Aliás, somos conhecidos também pelo nosso nhoque, o mais gostoso e leve de Itatiba. Temos também uma grande variedade de whiskies, cachaças, tequilas, doces e muito mais, você encontra tudo o que precisa no Empório Mania Nacional”.
Vinhos do verão
Em entrevista ao JI, Rodrigo disse que, apesar de o Brasil ser um País tropical e que faz muito calor, não devemos abrir mão de apreciar um bom vinho. “O mundo do vinho é cheio de opções ideais para dias mais quentes, opções refrescantes e deliciosas. Para dias quentes, aconselhamos o consumo de espumantes, vinhos brancos, rosés ou tintos de corpo leve e frutados, todos servidos a temperaturas mais frescas.
Acompanhamentos
Apesar de os acompanhamentos do vinho variarem de acordo com o gosto de cada pessoa, o dono do Empório Mania Nacional recomenda harmonizar os vinhos mais leves com comidas leves também, porém há exceções: para vinhos brancos, é recomendado massas, peixes, frutos do mar, queijos e aves. Já para vinhos rosés, os acompanhamentos indicados são saladas, antepastos, canapés, massas com molhos leves, queijos, peixes e frutos do mar.
“Uma dica de combinação pouco usual é degustar um vinho naturalmente suave, de colheita tardia, com gorgonzola. Parece uma combinação maluca, mas vai te surpreender”.
Escolha do vinho
Escolher o vinho de acordo com a ocasião em que ele será servido é uma boa opção. Segundo Rodrigo, os vinhos brancos e rosés vão muito bem com celebrações durante o dia e, de preferência, no verão. Já os tintos podem ser consumidos quando a temperatura está mais baixa, acompanhados por alguma refeição, como em jantares.