Embratur prevê verão com recordes no turismo internacional
No verão, muitas pessoas procuram destinos que permitam aproveitar o calor e o período de férias
Foto: iStock/ andreswd
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) previu um verão com recordes significativos ao falar de viagens e procura por destinos turísticos. Entre janeiro e março deste ano, é esperado que os números batam recordes milionários.
A projeção da Embratur é que exista uma oferta que gire em torno dos 4,5 milhões de assentos em voos internacionais com destino ao Brasil, muito justificado pelas boas condições que a temporada oferece, além dos incontáveis destinos do país, procurados tanto por pessoas de dentro quanto por turistas estrangeiros.
Mas um destino em específico surge como um dos mais apontados para esta procura. No caso, o Rio de Janeiro. Ainda de acordo com o levantamento da Embratur, a expectativa é que o Rio de Janeiro bata o recorde de turistas e receba mais de 990 mil passageiros internacionais entre esses meses.
Isso representaria um aumento de 24% na recepção de turistas na região em métodos de comparação à pandemia, tendo em vista que pós-pandemia houve uma crescente de 204 mil pessoas tendo a “Cidade Maravilhosa” como destino.
Entre os turistas que mais procuram o Brasil, se destacam pessoas que chegam da própria América do Sul. Entre alguns países citados, estão os turistas da Argentina (cerca de 106 mil) e turistas que chegam do Chile e Uruguai (21 mil).
Isso mostra a recuperação que o turismo tem sofrido no Brasil nos últimos tempos, principalmente com as políticas de incentivos e o pós-pandemia. Entre alguns elementos mais procurados por quem vai viajar, passagens aéreas são as mais apontadas, tendo o incentivo de questões como ofertas ou o oferecimento de voos diretos para o Brasil.
Desta forma, com base nestes números, é possível compreender o quão promissor está sendo o cenário do turismo no Brasil pensando até mesmo nos próximos meses. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, mostrou, quicando o balanço foi divulgado, que tem expectativas fortes de ter um rendimento milionário, que chegue perto dos 7 milhões de dólares, cerca de 35 milhões na cotação atual.
O turismo no Nordeste também chega forte. Nesse contexto, estados como a Bahia lideram. Entre janeiro e dezembro de 2024, a Bahia recebeu uma crescente de 60% de turistas chegando no estado. A Embratur estima que novas operações em voos surjam por conta desse contexto, como 68 novas operações semanais partindo da América do Sul, além de nove provenientes dos Estados Unidos, oito da Europa e uma da Ásia.