Em uma semana, PF prende 3 e apreende 23kg de drogas em Viracopos
Foto: Polícia Federal
A Polícia Federal de Campinas divulgou um balanço da Operação Falcão Peregrino, feita entre os dias 16 e 23 de novembro, no Aeroporto Internacional de Viracopos para combater a quadrilha que trafica drogas para o exterior.
Os dois primeiros casos foram no dia 16, com dois homens presos. Um deles, de Belo Horizonte, seguiria para Lisboa carregando 3kg de cocaína amarradas nas pernas. Outro homem, que, em princípio, não tem relação com o primeiro, foi preso na sequência. Ele é da Hungria e embarcaria também para Lisboa com aproximadamente 1kg de cocaína no estômago.
Nos dias 17 e 20 de novembro, duas remessas de maconha foram encaminhadas de Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, e foram apreendidas em Viracopos. Ao todo, 9,6 kg de maconha apreendidos.
No dia 21 de novembro, um homem de 24 anos, que veio de Manaus, foi preso com 10kg de maconha escondidos na bagagem.
Além da Operação Falcão Peregrino, a Polícia Federal mantém ativa, desde março, a Operação Sentinela, também com o objetivo de coibir o tráfico internacional de drogas que utiliza Viracopos como ponto de passagem.
Desde então, e somadas as duas operações, foram 44 flagrantes, com 47 pessoas presas (22 homens e 25 mulheres; idade média de 26 anos, sendo 36 de nacionalidade brasileira e 11 estrangeiros) e apreensão de 234kg de drogas (101kg de cocaína e 133kg de maconha).
* com informações da Rádio CBN Campinas