Em posição de liderança, Itatiba integra categoria de município desenvolvido
Estudo integra Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMP) que avaliou municípios em todo o país
Foto: Arquivo JI
O município de Itatiba está em posição de destaque regional segundo o Ranking de Cidades Excelentes, elaborado pelo Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMP) e que foi divulgado na última semana. O IGMA avalia indicadores dos municípios de todo o Brasil.
Itatiba integra a categoria de município desenvolvido e está em posição de liderança ou destaque em vários quesitos. O índice considera Itatiba como integrante tanto da Mesorregião (região do meio) da Macro Metropolitana Paulista quanto da Região de Bragança Paulista.
Itatiba é apontada como a 1ª das Cidades Desenvolvidas entre os 11 municípios da Região de Bragança Paulista e a 2ª entre as 36 cidades da Mesorregião da Macro Metropolitana Paulista – que tem municípios como Sorocaba, Jundiaí, Itu, entre outros.
O estudo é dividido em seis categorias e Itatiba é destaque em duas delas: ocupa a 1ª posição em Sustentabilidade nas duas regiões em que está inserida e, em relação a Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, a cidade é 1ª na Região Bragantina e 2ª na Mesorregião da Macro Metropolitana Paulista.
A cidade também se destaca nos quesitos Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, sendo a 1ª na Microregião Bragantina e a 5ª na Mesorregião da Macro Metropolitana Paulista. Essa mesma posição privilegiada é ocupada por Itatiba em relação à Infraestrutura e Mobilidade Urbana, onde novamente o município é 1º na Região de Bragança e 6º na Mesorregião da Macro Metropolitana Paulista.
Essa posição de destaque de Itatiba é fruto dos investimentos que têm sido feitos pela Prefeitura ao longo dos últimos anos em ações, programas e projetos, que aprimoraram serviços e atendimentos à população e resultaram no reconhecimento com altas posições de Itatiba no índice de Cidade Excelentes.
“É um orgulho mais uma vez Itatiba estar em posição privilegiada quando avaliada em itens fundamentais para a população como Desenvolvimento, Infraestrutura e Mobilidade Urbana. É pensando em manter Itatiba destacada que estamos executando programas municipais como o Avança Itatiba, em suas variadas frentes, para continuar proporcionando qualidade de vida agora e projetando para as próximas décadas”, considera o prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira.
Terceira Melhor Educação do Brasil
Outro indicador, o Ranking de Competitividade dos Municípios do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado recentemente, traz a Educação de Itatiba como destaque – a cidade ocupa o importante 3o. Melhor lugar na qualidade de ensino de todo o país, ficando atrás apenas de Sobral (CE) e São Caetano do Sul (SP).
Essa pesquisa avaliou 410 cidades brasileiras com população acima de 80 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizados em 2022. Para o levantamento, o CLP utilizou 65 indicadores de áreas que são consideradas fundamentais para a competitividade municipal, analisando, por exemplo, a taxa de matrícula no ensino básico.
Os indicadores são distribuídos em 13 pilares para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública. São eles: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação – a qual Itatuba tem o posto de 3a Melhor do país - Segurança, Saneamento, Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.