Em Morungaba, ‘Arte no reuso’ é tema de Oficinal Cultural
A oficina foi ministrada pelo artista plástico e proponente do projeto Rafael Piffer, e pela artesã convidada Bene Martins
A fim de estimular a conscientização socioambiental com técnicas de artes plásticas, de forma educativa, lúdica e efetiva, o projeto “Made in Brasil”, aprovado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (ProAC), realizou, nos dias 24 e 25 de março, a oficina “Arte no reuso de embalagens”, ministrada pelo artista plástico e proponente do projeto Rafael Piffer, e pela artesã convidada Bene Martins.
“Aliar arte à conscientização ambiental é uma forma eficaz de envolver a comunidade e tornar interativos os esforços para conservação dos recursos naturais”, diz Rafael Piffer. Na oficina são utilizadas como principal matéria-prima as garrafas plásticas de amaciante de roupas, transformando em porta vasos criativos, com identidade única, onde cada participante trouxe para a sua peça suas características, atestando a ligação do homem com o meio social em que vive.
Matéria reciclável
Criar peças artísticas a partir de materiais que iriam para o lixo é uma prática que pode oferecer oportunidade para geração de renda. Garrafas “pet”, latas de alumínio e de aço, jornais, recipientes de vidro, coadores de papel, lacres de alumínio, embalagens de papelão e “tetra-pac”, assim como inúmeros outros materiais podem ser aplicados, com baixo custo e resultados surpreendentes, transformando o que era visto como “lixo” em peças de decoração e utilidade doméstica.
A oficina foi realizada no Centro de Informações Turísticas (CIT), com apoio da Prefeitura da Estância Climática de Morungaba, por meio do Departamento de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer.
Para que esse projeto pudesse ser realizado, a Greco & Guerreiro, de Morungaba, e a Fernandez Indústria de Papel, de Amparo, destinaram parte do ICMS para o projeto, por meio do ProAC, em 2020.
Acompanhe as ações do projeto pelo Instagram: @exposicaomadeinbrasil.