Em Itatiba: vacina para crianças de três e quatro anos será liberada a partir de amanhã
Este novo público é composto por cerca de 3 mil crianças e receberá a Coronavac, que é a vacina mais indicada para crianças desta idade
Foto: Divulgação/PMI
Da Redação
A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Saúde, anuncia novos públicos que receberão a vacina contra covid-19 a partir de amanhã, dia 29. “Boa notícia para a população, especialmente para os pais que têm crianças de 3 e 4 anos: na segunda-feira, dia 29, Itatiba começa a vacinação contra a covid-19 para as crianças nesta faixa etária”, anunciou o prefeito Thomás Capeletto de Oliveira.
Este novo público é composto por cerca de 3 mil crianças e receberá a Coronavac, que é a vacina mais indicada para crianças desta idade, conforme ressaltou osecretário da Saúde, Renan Dias Irabi.
Na manhã de sexta-feira, dia 26, seis crianças quilombolas abriram a vacinação da faixa etária em Itatiba. Isso acontece, pois, moradores de quilombos são públicos prioritários. Quatro receberam vacina contra covid-19 e duas, atualização de vacina contra pólio. Uma equipe da Secretaria de Saúde foi até o Quilombo Brotas para a vacinação.
Unidades para vacinação infantil
A aplicação da vacina nas crianças de 3 e 4 anos será nos seguintes postos: Centro de Atenção à Criança (CAC), Centro, e nos bairros: Jardim Harmonia, Jardim Ipê, NR Afonso Zupardo, San Francisco 1, Vila Cruzeiro e NR Luiz de Mattos Pimenta (Cecap). Na zona rural, as unidades são: Bairro do Pinhal, Bairro dos Pires, Engenho D'Água, Morro Azul e Tapera Grande, nos dias e horários em que o pediatra estiver lá em atendimento.
Outros públicos e doses
Também amanhã, Itatiba inicia a aplicação da quarta dose para quem tem 18 anos ou mais. É preciso apenas que seja respeitado o intervalo mínimo de quatro meses entre as doses e que seja apresentado documento com foto, CPF e cartão de vacinação. A aplicação para este público ocorre em todas as unidades de saúde, das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.
Nesta semana, foi iniciada a vacinação de crianças de 3 e 4 anos que têm alguma comorbidade E ainda está sendo aplicada a quinta dose para imunossuprimidos com 40 anos ou mais.
Mais vacinas
Paralelamente, acontece em todas as unidades de saúde do município a Multivacinação, campanha realizada pelo Ministério da Saúde em todo território nacional, atendendo crianças menores de cinco anos para vacina contra poliomielite e ainda menores de 15 contra covid-19, além de todas as demais do calendário vacinal para este público, a fim de atualizar a carteirinha. A campanha segue até 9 de setembro e a apresentação da carteirinha de vacinação é obrigatória.