Em Itatiba, quase 9 mil veículos ainda não pagaram o imposto
O imposto deve aumentar no próximo ano por conta da inflação
/home/jicombr/public_html/themes/ji/artigo.php
Foto: Lucas Selvati / Arquivo JI
Da Redação
Em Itatiba, 8.947 veículos estão em débito com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2021 segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
Ainda segundo a Secretaria da Fazenda, isso totaliza R$ 5.465.548,62 no total. Esse valor pode acumular por conta de um possível aumento no imposto em 2022.
Sobre o aumento
Para saber qual será o valor do IPVA em São Paulo, basta multiplicar o valor que o veículo tinha em setembro de 2021, de acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com a alíquota praticada no estado, nesse caso, é de 4%. O resultado deve ser dividido por 100.
Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgados pelo Jornal de Jundiaí Regional, entre outubro de 2020 e outubro de 2021, automóveis novos tiveram alta de 11,3%, usados subiram 8,4% e motocicletas novas aumentaram 7,8%. O preço dos veículos compõe o valor final do IPVA junto à alíquota, então essa inflação terá reflexo no imposto. O aumento ainda é reflexo do impacto da pandemia do coronavírus.
Multas
O contribuinte que deixou de pagar o imposto fica sujeito a uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto. Permanecendo a inadimplência, o débito será inscrito na Dívida Ativa, além da inclusão do nome do proprietário no Cadin Estadual, o impendindo de aproveitar eventual crédito que possa ser solicitado a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento em que a dívida estiver inscrita, a Procuradoria Geral do Estado poderá cobrar mediante a protesto.
Mais informações sobre o IPVA estão disponíveis em: www.portal.fazenda.sp.gov.br/serviços/ipva.