Em Itatiba: após detenção com drogas, adolescente volta a ser pego, agora por roubo
Por Fábio Estevam / Jornal de Jundiaí
Depois de escapar de ser processado por ato infracional de tráfico de drogas, em novembro de 2022, quando foi detido com seis porções de cocaína - a justiça entendeu que eram para consumo próprio -, um adolescente, agora com 17 anos, voltou a ser pego pela Polícia Militar, desta vez por assalto a uma farmácia, em Itatiba, na noite da última quinta-feira (18). Só que, desta vez, porém, apesar de não ter sido apreendido com a arma usada no crime - o armamento ficou com um comparsa, que será procurado pela polícia -, ele terá de responder por ato infracional de roubo, inclusive porque foi detido com parte do dinheiro roubado do estabelecimento. Nesta sexta-feira (19), inclusive, a justiça acompanhou a representação do delegado Rodrigo Carvalhaes, pela internação do jovem, e o encaminhou à Fundação Casa.
O assalto aconteceu por volta das 23h, sendo que dois ladrões, um deles armado e encapuzado, entraram em uma farmácia no bairro Itatiba Park e anunciaram o roubo. Enquanto o que estava armado rendia os funcionários, o outro se foi até o caixa e pegou o dinheiro - o valor roubado não foi informado. Os ladrões levaram também o celular do subgerente do estabelecimento.
Assim que os criminosos deixaram o local, as vítimas acionaram a PM, que enviou uma equipe. Os patrulheiros colheram informações sobre as características físicas e de vestes dos bandidos e saíram à caça pela cidade, conseguindo abordar um suspeito na avenida Senador Paulo Abreu. Em revista pessoal foi encontrado no seu bolso o Iphone da vítima Matheus (totalmente danificado), além de R$ 255,75.
Foi constatado que se tratava de um adolescente, inclusive com uma detenção anterior, por tráfico, em 2022, quando foi pego com algumas porções de cocaína - na época, porém, a Justiça entendeu que ele não estava traficando, e sim consumindo. Sobre esta nova detenção, desta quinta-feira, ele confessou a prática do roubo, alegando dívidas financeiras. O rapaz também entregou o comparsa, informando o nome e o delatando por ser quem estava armado. Ele também confidenciou que após o assalto, a dupla fugiu para o bairro Morro da Força, onde dividiram o dinheiro subtraído.
A vítima, por sua vez, o reconheceu como sendo um dos assaltantes, inclusive o desmentindo, alegando que era ele quem estava armado durante o assalto.
FUNDAÇÃO CASA
A Justiça entendeu, em análise nesta sexta-feira, que ele terá de ser internado como medida educacional. "Observa-se que o adolescente foi apreendido por fato grave. Observa-se ainda que o jovem é reincidente na prática de atos infracionais, lhe tendo sido aplicada medida de advertência em 26 de abril de 2023, por prática de ato equiparado a tráfico de drogas ocorrido no dia 29 de novembro de 2022, quando fora encontrado com ele seis tubetes de cocaína, no qual lhe foi concedido a remissão por porte de drogas para consumo pessoal. Diante da reiteração da conduta do adolescente, a internação provisória demonstra-se necessária, pois afastará o jovem do meio criminoso".
Sendo assim ele foi enviado para a Fundação Casa Jacarandá, em Franco da Rocha.