Eleitos os melhores caquis de Itatiba para segundo fim de semana da festa

Foto: Márcio Megda / PMI
Estão eleitos os mais belos caquis deste segundo fim de semana da 20ª Festa do Caqui & Cia., promovida pela Prefeitura de Itatiba. O Parque Luís Latorre voltou a receber o maior evento municipal na noite desta sexta que já começou pela manhã, com os jurados técnicos apreciando os frutos selecionados pelos produtores locais. A ação é da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Itatiba.
Foram premiados os caquis do tipo Rama Forte e Taubaté. Do Rama Forte, qualidade mais cultivada no município, os premiados deste segundo final de semana são: 1° Silvana Stocco Pretti, 2° Dihego José Ortis e 3° José Stocco.
Já do tipo Taubaté, os melhores caquis do segundo e último fim de semana são de: 1° Ana Júlia Trevine Montico, 2° José Stocco e 3° Rogério Ferrari.
Os jurados foram Alcides Gilberto Trevine, técnico agrícola da Prefeitura de Itatiba; Camila do Prado Cenciani, engenheira agrícola da Prefeitura de Itatiba; Celia Regina Siqueira Quaglia, do Sindicato Rural; e os produtores locais Roberto Ferrari e Rodrigo Bisetto.
Leilão de frutas
Estes caquis premiados e os demais selecionados pelos produtores de Itatiba poderão ser contemplados pelos visitantes até às 13h de domingo (13), quando tem início o Leilão de Frutas. Ali, as caixas levadas ao Parque pelos produtores vão à leilão para o público em geral, com a oportunidade de levar para casa e saborear as delícias da terra.
O caqui
Caqui é o fruto sazonal mais forte de Itatiba, cuja festa municipal atrai milhares de visitantes, um dos critérios da categorização do Mapa do Turismo Brasileiro. Itatiba alcançou pela primeira vez e ocupa hoje a categoria B nesse Mapa do Ministério do Turismo do Brasil.
No Brasil, os primeiros pés de caqui chegaram em 1896 trazidos pelos japoneses como resultado de um tratado de amizade firmado entre o Brasil e Japão. Itatiba, terra do caqui desde 1925, tem cerca de 55 mil pés em 160 hectares, principalmente nos bairros do Morro (Palmeirinha), Mombuca, Tapera Grande, do Pinhal e Morro Azul.
A produção anual de 5 mil toneladas chega a movimentar R$ 13,5 milhões no agronegócio. As políticas públicas municipais fortalecem a agricultura familiar, como assistência técnica gratuita aos produtores, subvenção do seguro agrícola e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, além de incentivo rural do Circuito das Frutas.
A palavra caqui deriva de kaki, que em japonês significa “amarelo escuro”, e quando a fruta chegou na Europa, os antigos gregos deram o nome de diospyros, que significa “fruta dos deuses”, o que explica o nome científico: Diospyros kaki.