Eleitores de Itatiba e Morungaba correm o risco de terem os títulos cancelados

Foto: Tomaz Silva / Ag. Brasil
Começou nesta sexta-feira (7) o prazo para regularizar o título de eleitor para quem faltou às últimas três eleições consecutivas (2022 e 2024), não justificou e não pagou a multa.
O prazo vai até 19 de maio de 2025, e quem não regularizar terá o título cancelado. A multa por ausência é de R$ 3,51 por turno.
Desde ontem (7), no Cartório da 58ª. Zona Eleitoral da Comarca de Itatiba e Morungaba encontra-se à disposição, a relação dos eleitores dos dois municípios que estão sujeitos a ter a inscrição eleitoral cancelada.
Dados do Cartório mostram que em Itatiba serão 2.342 eleitores cancelados e, em Morungaba, 335. Trata-se de um número expressivo, segundo o responsável pelo Cartório Eleitoral da Comarca, Antonio Carlos de Lima.
“É um número expressivo porque, geralmente, é mil eleitores em Itatiba e cem eleitores em Morungaba. Isso tudo em razão dos eleitores não terem comparecido nos três últimos turnos. E isso gerou agora esse cancelamento”, justificou.
O número de cancelamentos é significativamente maior que o habitual devido à restauração das inscrições eleitorais pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) após a pandemia e a polarização política.
Regularização da situação eleitoral
Os eleitores podem consultar a lista no cartório eleitoral, localizado na Av. 29 de Abril, 35 – Vila Santa Clara, munidos de RG, CPF, comprovante de endereço. Não haverá notificação por aplicativo devido à baixa adesão dos eleitores a essa tecnologia.
Quem perder o documento fica impedido de votar, tomar posse em concurso público, tirar passaporte ou CPF, renovar matrícula em escola pública e até fazer empréstimos em bancos do governo.
Antonio Carlos explica que maiores de 70 anos e analfabetos declarados são os únicos que não terão o título cancelado por ausência. “Pessoas que têm mais de 70 anos - que são facultadas a votar - ou aqueles que declararam analfabetos, não vão ter problema de cancelamento. Mas é sempre bom verificar se tem alguma pendência, como falta de biometria e outras coisas”.
Lembrando que a Biometria deve ser renovada a cada 10 anos, mesmo para os isentos de cancelamento por ausência.
O próximo turno das eleições será em outubro de 2026. É possível votar com RG, carteira de habilitação, documentos eletrônicos válidos (CNH eletrônica ou e-título com foto).