Eleito o 3º melhor pesquisador do Brasil, itatibense ressalta trabalho da Unicamp
Em entrevista ao JI, José Claudio Geromel afirmou que a universidade contribui de forma decisiva para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil
Foto: Unicamp
Da Redação
O itatibense José Claudio Geromel, atualmente professor da Universidade de Campinas (Unicamp), foi considerado o terceiro melhor pesquisador do País de Ciência da Computação e Eletrônica pelo portal Guide 2 Research, que reúne notícias, informações, conferências e periódicos da área.
Em entrevista ao JI, ele disse que recebeu a notícia com muita alegria e destacou a importância do trabalho realizado pela Unicamp, que contribui, segundo ele, de forma decisiva para o desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.
Geromel comentou, ainda, o trabalho desenvolvido em parceria com os pesquisadores Jorge A. Costa Jr. e Amanda C. Martinez, intitulado “Sobre o avanço da evolução temporal da epidemia de coronavírus no Brasil”. O estudo tem sido usado pela Prefeitura de Itatiba no enfrentamento à doença.
“É importante ressaltar que o modelo matemático proposto não representa necessariamente a realidade. Porém, com cuidado e com a devida cautela, ele pode ser útil para delinear, mesmo com alguma imprecisão, a evolução da doença”. “Fico feliz que este estudo tenha sido mencionado pelo prefeito Douglas. Sinceramente, espero que ele esteja ajudando nossa cidade a superar, da melhor forma possível, a grave epidemia que nos atinge”, disse Geromel.
Sobre a pesquisa
O estudo elegeu os pesquisadores mais influentes de acordo com o impacto de suas pesquisas e publicações, levando em consideração três métricas: número de citações contabilizadas; publicações catalogadas pelo Digital Bibliography & Library Project (DBLP), repositório de Ciência da Computação vinculado à Universidade Trier, na Alemanha; e o chamado índice H, número utilizado para avaliar a média entre a quantidade de publicações de um pesquisador e o impacto que elas têm no meio científico.
A Unicamp é a segunda universidade do País com mais pesquisadores entre os que se destacaram no ranking. Além de Geromel, se destacaram Pedro Peres e Fernando Von Zuben, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), José Mario Martinez, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), e Alexandre Falcão, do Instituto de Computação (IC).
Carreira acadêmica
José Claudio Geromel se formou em Engenharia Elétrica em 1975 e concluiu o mestrado em 1976, na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp. Em seguida, fez o doutorado no Laboratório de Análise e Arquitetura de Sistemas, na cidade de Toulouse, França, em 1979. Atualmente, é professor titular da Unicamp e já publicou mais de 300 artigos científicos, sendo 139 deles nas mais conceituadas revistas internacionais de sua área de atuação.