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Por Redação

Educação SP investe R$43,8 milhões na compra de 1,3 milhão de livros para todo estado

Exemplares com temática étnico-racial, literatura e conteúdo técnico atende 100% da rede estadual de ensino e unidades municipais conveniadas

Por Redação

Foto: Divulgação

Secretaria da Educação do Estado de São paulo (Seduc-SP) finalizou entrega de 1.333.791 livros para as redes públicas de 643 cidades. Foram adquiridos 268 títulos, em um investimento de R$ 43.830.568,55. A ação atende 5.175 unidades escolares de ensino fundamental (anos iniciais e finais), ensino médio, inclusive Centros Estaduais de Educação para Jovens e Adultos (Ceejas), Classes Provisórias, Escolas Indígenas, além de unidades municipais conveniadas. 

Do total entregue, 58 títulos estão relacionados a temas antirracistas, num total de 228.702 exemplares. Na temática antirracista, destaque para quatro livros: Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano, de Grada Kilomba; A Queda do Céu: Palavras de um Xamã Yanomami, de Davi Kopenawa Yanomami; Pequeno Manual Antirracista, de Djamila Ribeiro; e Na Minha Pele, de Lázaro Ramos.

O incentivo aos temas relacionados é destacado pelo Secretário Estadual da Educação, Rossieli Soares. “Temos focado no incentivo e fortalecimento do hábito da leitura. Além disso, buscamos promover o debate sobre o racismo estrutural nas etapas de formação e desenvolvimento estudantil para combater, diariamente, toda e qualquer forma de preconceito ou discriminação”, conta. 

Segundo Rossieli, a ampliação de acesso aos livros permite mais condições de igualdade na busca pelo conhecimento. “Com a leitura, evoluímos no aprendizado, vocabulário, conhecimento para debater muitos assuntos e protagonismo na tomada de decisões importantes”, analisa. 

Alinhamento pedagógico

O processo de definição dos livros foi liderado pela Coordenadoria Pedagógica (Coped) da Seduc-SP, que orientou a rede para a escolha, considerando aspectos técnicos e critérios de validação junto às escolas e Diretorias de Ensino (DEs). Entre eles, linguagem, vocabulário, ilustrações, imagens, temas, alinhamento pedagógico e análise do acervo local da Sala de Leitura.

“O processo ainda contou com a participação direta de estudantes e professores para a escolha do material, segundo critérios de sensibilidade”, afirma Caetano Siqueira, Coordenador Pedagógico da Seduc-SP. Foram quatro etapas: escolha e indicação, composição da lista estadual, confirmação da lista final pelas equipes da Coped/Efape (Escola de Formação dos Profissionais da Educação) e aquisição dos títulos.

Convênios municipais

As escolas municipais conveniadas receberam 238.590 exemplares, de 72 títulos literários, para uso pedagógico na educação infantil e anos iniciais. Dez municípios lideraram a relação de livros recebidos, que é proporcional ao número de matrículas na rede municipal. São eles:

Osasco: 8.276 

Ribeirão Preto: 5.608 

Piracicaba: 4.504 

Santos: 3.332 

São José dos Campos: 3.222 

Sorocaba: 2.590 

São José do Rio Preto: 2.506 

Araraquara: 2.300 

Suzano: 1.766 

Itaquaquecetuba: 1.492 

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