Educação de Jovens e Adultos (EJA) terá opção de ensino a distância a partir de abril
A pré-inscrição pode ser feita até 28 de março; 21 escolas serão polo para aplicação de provas, projetos dos itinerários formativos e avaliação diagnóstica

Foto: Govesp
Jovens e adultos que não concluíram a educação básica na idade adequada terão mais uma oportunidade de voltar à escola. A partir de abril, o Governo de São Paulo vai ofertar classes do Ensino Médio — 1ª a 3ª série — da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade online a distância. Estudantes acima de 18 anos de idade da capital, Região Metropolitana e Campinas, poderão participar dessa primeira etapa. O período de pré-inscrição segue até 28 de março no site da Secretaria Escolar Digital (www.sed.sp.gov.br).
No formato Ensino a Distância (EaD), as atividades são organizadas em conteúdo on-line (80%) e presencial (20%). Pela plataforma, os estudantes terão acesso a conteúdo interativo como vídeos, imagens, textos, exercícios e avaliações que compõem a formação geral básica, além de cinco opções de itinerários formativos do Ensino Médio.
O espaço também conta com ferramentas de comunicação como fóruns e chats. Nos encontros presenciais, no período noturno, os alunos receberão apoio de professores da rede estadual por área de conhecimento. Esse também será o momento para aplicação das provas, tira-dúvidas e projetos relacionados aos itinerários. A expectativa é que o aluno conclua a etapa em até um ano.
21 polos na capital, RMSP e Campinas
No piloto, escolas de 21 diretorias de ensino serão polo presencial da EJA à distância: Campinas Oeste, Carapicuíba, Centro, Centro-Oeste, Centro-Sul, Diadema, Guarulhos Norte, Guarulhos Sul, Itapevi, Leste 1, Leste 2, Leste 3, Leste 4, Norte 1, Norte 2, Santo André, São Bernardo do Campo, Sul 1, Sul 3, Suzano e Taboão da Serra.