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Educação de Itatiba recebe prêmio durante lançamento de programa estadual

Por Redação

Foto: Divulgação PMI

Itatiba acaba de ser reconhecida como Município Destaque na Alfabetização 2023-2024 no Estado de São Paulo. A ótima posição do município foi anunciada nesta terça-feira, em evento na Sala São Paulo com o governador Tarcísio de Freitas, durante o lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP - São Paulo, que tem o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade.

Dos 600 municípios paulistas avaliados, 120 foram premiados em duas categorias. Itatiba é destaque na categoria “leitores”, para cidades com maior percentual de crianças leitoras. São 74% no 2º ano do Ensino Fundamental com bom desempenho em fluência leitora. E destas, é uma das 60 cidades mais destacadas do Estado em leitura e alfabetização na faixa avaliada.

O prêmio foi entregue à secretária de Educação da Prefeitura de Itatiba, Sueli de Moraes Tuon, que esteve na premiação acompanhada da supervisora de ensino Camila Polo da Nóbrega, da formadora Brígida Bredariol e de Simone Ferreira Branco, da Educação Inclusiva do município.

Avaliação recente

As escolas da Rede Municipal de Ensino passaram pela Avaliação de Fluência Leitora estadual, realizada em dezembro último. São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.

O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças. O aplicativo classifica os alunos em pré-leitores, leitores iniciantes ou leitores fluentes.

“A partir dos dados do aplicativo, traçamos metas para que essas crianças evoluam. Itatiba se destacou entre as 60 cidades de melhor resultado no índice de alunos fluentes, sendo destaque no aprendizado no sentido de leitura e alfabetização”, comemorou Camila.

A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. “A partir de agora, começamos com ações junto com o Estado sempre baseado nestas avaliações de fluência leitora para traçar novas metas e formatos de trabalho para desenvolver ainda mais nossas crianças”, disse.

Este ano, com a expectativa de implantação do Alfabetiza Juntos SP nos municípios paulistas, a previsão é que a avaliação tenha duas edições. “Essa parceria do Estado com os municípios têm como objetivo aprimorar a alfabetização das nossas crianças para que até o 2º ano tenham fluência leitora e estejam totalmente alfabetizadas”, pontuou a supervisora.

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