Educação apresenta relatório de avaliação em audiência pública do Plano Municipal
Foto: Divulgação PMI
O Auditório do Centro Administrativo Prefeito Ettore Consoline foi sede da audiência pública do Plano Municipal da Educação (PME) na última quarta-feira (27/11). Este é o documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos, seguindo exigências do Plano Nacional de Educação (PNE). A versão preliminar esteve disponível no site da Prefeitura e as sugestões foram recebidas até 22/11.
Na ocasião, com a presença da secretária de Educação, Sueli de Moraes Tuon, foram apresentados os resultados do monitoramento das metas seguindo 10 Câmaras Temáticas. Dentre elas, metas para Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.
Na Educação Inclusiva, a meta é universalizar para a população de quatro a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado. Outro ponto é a Alfabetização, tendo como meta todas as crianças alfabetizadas até, no máximo, o final do 3º ano do Ensino Fundamental.
Também foi estabelecida meta de oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, como forma de atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. Outros pontos abordados são sobre Formação Profissional, Ensino Superior e Pós-Graduação; Financiamento, Valorização do Magistério, Plano de Carreira e Gestão Democrática. O Relatório de Avaliação 2024 está disponível para consulta no link bit.ly/40psucv.