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E-Ouve se torna Fala, Cidadão nesta semana

Por Redação

Foto: Divulgação PMI

O canal de relacionamento online E-Ouve, da Prefeitura de Itatiba, passa a se chamar Fala, Cidadão a partir da desta semana. Por conta da mudança, o serviço, que é acessado pelo site da Prefeitura, esteve fora do ar entre o início da tarde de sexta-feira (29/11) e o início da tarde da segunda-feira (02/12). A mudança não é só no nome, mas no sistema em geral, para tornar ainda mais atrativa e descomplicada a participação popular na gestão pública municipal.

Gerenciado pela Secretaria de Assuntos Institucionais, o canal de relacionamento online passa pela mudança de aprimoramento pouco mais de três anos e meio após sua implantação, em abril de 2021. Desde então, já foram registrados 5.514 atendimentos. Destes, só neste ano - até agora - foram 1.123 registros via E-Ouve, distribuídos entre as 14 secretarias municipais.

A maior parte deles se refere a solicitações de serviços. Limpeza e manutenção de vias públicas, notificação para limpeza de terrenos particulares, poda de árvores em calçadas e demandas de trânsito são os assuntos mais frequentes que a população reporta à Prefeitura de Itatiba por meio do canal de relacionamento digital.

 

Como funciona

 

Com o Fala, Cidadão muda o layout da página, mas os campos seguem sendo os mesmos. Mesmo sendo um novo sistema, ele preserva as informações antigas de todas as demandas que tramitaram por essa ouvidoria online desde 2021.

A única observação é que – para acessar este sistema – o cidadão precisará cadastrar um novo login e senha. O acesso, assim como já ocorre hoje, será pelo site da Prefeitura (https://itatiba.sp.gov.br) em campo devidamente identificado e de fácil localização.

“É importante lembrar que todos os dados das pessoas e solicitações anteriores feitas ao E-Ouve estão mantidos no banco de dados do novo Fala, Cidadão. Portanto, caso você tenha feito um registro e queria consultar o andamento ou ainda ver seu histórico de interações no serviço, estará tudo lá. Seus dados serão mantidos e estão protegidos pelas leis nacionais”, explica a secretária de Assuntos Institucionais municipal, Mari Carla Giro.

O Fala, Cidadão permitirá que o munícipe acompanhe o status de seu pedido, a cada movimentação dele, garantindo transparência. Todos são organizados com segurança e sigilo, garantindo a privacidade de quem o utiliza.

O canal de relacionamento online é dividido em categorias como solicitações, sugestões, críticas, elogios e até mesmo denúncias aos serviços prestados pela administração municipal. Assim como já é hoje, as solicitações terão um prazo de até 30 dias para serem respondidas.

Quando são problemas mais complexos, o prazo pode ser ampliado e o solicitante é avisado sobre a nova previsão para retorno. Nem sempre a Prefeitura é a responsável pela solução do problema relatado, no entanto, é a mais próxima do cidadão entre as esferas estadual e federal, e o sistema orienta para onde se direcionar.

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