E. E. Prof. Antonio Dutra: 40 anos de ensino de qualidade
A E.E. Antonio Dutra tem como método de ensino o ‘Ensino Médio Integral’, que oferece aos alunos aprendizado para alcançarem seu Projeto de Vida
Foto: Dani Marzano
Da Redação
Nesta semana, a Escola Estadual Prof. Antonio Dutra celebra 40 anos de história no município, levando ensino de qualidade e comprometimento com pais e alunos. Em entrevista ao Jornal de Itatiba, a diretora da escola, Maria Cecília Bortoletto, contou um pouco da história da instituição, método de ensino e projetos realizados.
“Podemos dizer que essa escola é muito importante ao município, pois colabora com as mais diversas demandas profissionais da cidade, oferecendo alunos competentes, solidários e autônomos, com seus projetos de vida definidos e, assim, alunos comprometidos profissionalmente”, diz a diretora.
Atualmente, a escola conta com 395 alunos, 26 professores e quatro do grupo gestor; cinco funcionários de secretaria e quatro terceirizados- limpeza e alimentação. Tendo o grupo gestor formado por uma diretora, dois coordenadores de organização escolar e uma professora coordenadora de gestão pedagógica geral; e três coordenadores de gestão pedagógica por área de conhecimento. “Somos formados pela diretoria de ensino e pela SEDUC pelo centro de mídias. Onde são oferecidos os alinhamentos de cada segmento e cursos de aperfeiçoamento e formação”, diz Maria Cecília.
Método de ensino
A E.E. Antonio Dutra tem como método de ensino o “Ensino Médio Integral”, que oferece aos alunos aprendizado para alcançarem seu Projeto de Vida (PV), sendo trabalhado em aulas de PV toda a parte de autoconhecimento, conhecimento do outro, elaboração do seu PV, e quais caminhos seguir para alcançá-lo. “Cada aluno dentro desse modelo tem um tutor (professor), que o orienta nos seus estudos, acompanha o aprendizado e faltas e constrói com aluno ações para atingir suas metas”, explica Maria Cecília.
Ainda, segundo a diretora, toda parte de Ciências da Natureza e Matemática (Física, Química e Biologia) tem aula de laboratório, para colocar em prática toda teoria que foi ministrada em sala de aula. “Também temos aulas de Orientação de Estudos, que fazemos nivelamento; o que o aluno não conseguiu aprender, a habilidade que está em defasagem, é trabalhada. E dessa forma todo o ensino é elaborado para que o aluno desenvolva seu protagonismo e seu projeto de vida”, conta.
Estrutura da escola
A escola possui, atualmente, 14 salas de aula, equipadas com televisão, projetor e notebook; duas salas de informática, tecnologia e inovação, inauguradas ontem, em uma parceria com a Intuit – Califórnia, que é representada pela Brasscom, no Brasil. As salas oferecem cursos de mídias e programação, onde os professores ministram as aulas, os quais são formados pela equipe da Brasscom, no horário das aulas de eletivas.
A escola também possui um laboratório úmido (química e biologia) e um laboratório seco (física e matemática). Possui uma sala de vídeo e uma biblioteca. Tem um pátio, que também é o refeitório dos alunos (pois são servidas três refeições) e uma quadra coberta.
Projetos
A diretora também explicou sobre os projetos da escola, que são: robótica, projeto de leitura e elaboração de textos, projeto de pré- iniciação (vários projetos), muitos apresentados no FECEESP, 3M e outros. E agora os projetos da parceria com a Intuit/Brasscom – mídias digitais e desenvolvimento de web.
Inauguração dos laboratórios
Na manhã de ontem, para comemorar os 40 anos da instituição, foi promovida festa nas dependências da escola, contando também com a inauguração de dois laboratórios. “A inauguração dos laboratórios é um grande momento de alegria para a escola. Pois será mais duas oportunidades para os alunos adquirirem conhecimento na área de tecnologia, aperfeiçoando suas habilidades e, assim, podendo ter em seu projeto de vida mais definido e com aprendizados que proporcione maior facilidade para o mercado de trabalho”, comemora Maria Cecília.
Os laboratórios serão utilizados por todos os alunos e mais especificamente por aqueles que tem seu projeto de vida em tecnologia. Esse laboratório oferece cursos e recursos materiais tecnológicos de primeira.
Antonio Dutra – História
A Escola Antonio Dutra foi inaugurada no ano de 1983, com Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Em 1993, passou a ser Escola Padrão. Em 2000 o Ensino Fundamental foi municipalizado, ficando somente o Ensino Médio. Nesse período, o Ensino Médio passou a ter os cursos profissionalizantes: Secretariado, contabilidade e enfermagem. Após o término dos cursos profissionalizantes passou a ter somente o Ensino Médio Regular.
Em 2012 a escola passou a participar do Programa de Ensino Integral, sendo uma das dezesseis escolas do Estado a ter esse modelo, onde permanece até hoje. Em 2021 passou a ter os Itinerários Formativos e em 2022 passa a ter novamente o Ensino Técnico em parceria com a FIEC- com os cursos de Logística e Recursos Humanos, Marketing e Administração em 2023.
A E.E. Prof. Antonio Dutra está localizada à Avenida Benedito Godoy Camargo – 215, no Núcleo Residencial Dr. Luis de Mattos Pimenta.