Dupla vai em cana com 300 kg de fios de cobre roubados
Foto: Divulgação
Por Alenita Rodriguez / Correio Popular
A Polícia Militar (PM) prendeu na noite de segunda-feira (4), em Campinas, dois homens suspeitos de receptação de materiais roubados de uma obra no distrito de Sousas. A ação resultou na recuperação de aproximadamente 300 quilos de fios de cobre. O roubo ocorreu na noite da última quarta-feira, e o material foi localizado na chácara de um indivíduo vinculado a uma quadrilha liderada por um criminoso conhecido como "Pestinha". Esta quadrilha tem sido responsável por uma série de roubos nos distritos de Sousas e Joaquim Egidio. No entanto, o suposto líder, apelidado de "Pestinha", conseguiu evadir-se.
A descoberta do esconderijo dos fios de cobre foi resultado de denúncias anônimas recebidas pelos policiais da Força Tática. O local em questão é uma chácara situada no Jardim Conceição. O sargento da PM, Alexsander Amorim, relata que, ao se aproximarem da chácara, avistaram um indivíduo ao telefone, o qual empreendeu fuga em direção aos fundos, atravessando um riacho. Os policiais seguiram o suspeito e encontraram dois homens carregando os fios.
Amorim informou que os fios estavam ocultos em um pasto do lado oposto do riacho, desaguando no Rio Atibaia. A dupla afirmou que receberia R$ 50 cada para transportar os fios do local onde estavam para a chácara. Os suspeitos tentaram fugir, mas foram detidos pelas autoridades. O líder, ou "patrão", conseguiu adentrar a mata existente na região e escapar.
Ainda conforme o sargento da PM, o dono da chácara que conseguiu escapar tem um irmão e os dois são amigos de Pestinha. A quadrilha é responsável por roubos nos distritos, em especial a condomínios, e contava ainda com outros dois integrantes ligados à liderança que foram presos pela Polícia Civil durante ação com base em mandados de busca, apreensão e prisão. Na época, Pestinha também foi alvo da operação, mas não foi localizado. Ele é considerado foragido da Justiça. O bando também é apontado como chefões do tráfico de drogas nos distritos.
No imóvel foram encontrados duas réplicas de armas de fogo, sendo uma em forma de fuzil, além de celulares, ferramentas como alicates usados para cortar os fios de cobre, facas e vários rolos de fios de cobre, roubados da obra na semana anterior. Como os policiais encontraram armas, o canil do 1º Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) foi acionado para dar apoio.
Os homens foram detidos e encaminhados para o plantão do 1º Distrito Policial (DP), onde prestaram depoimentos e vão responder o crime em liberdade, já que pagaram fiança de R$ 2,8 mil cada. Um dos presos tem passagem criminal por tráfico.
ROUBO
O roubo aconteceu na noite do dia 28. Quatro criminosos encapuzados, armados, com luvas e botas invadiram o canteiro de obra, renderam o vigia e roubaram a fiação e diversas ferramentas industrial, como furadeiras, parafuseiras e cortadeiras, que não foram localizadas. A ação durou quatro horas e os bandidos deixaram o local na madrugada do dia 29. O vigilante foi deixado amarrado e dentro de um contêiner. Segundo consta, que no dia seguinte outra empresa foi alvo do mesmo grupo. A suspeita é que os criminosos tenham escondido as ferramentas que são caras em alguma área de mata para depois repassá-las ao mercado negro.